ENSINO FUNDAMENTAL I - ANOS INICIAIS

O Ensino Fundamental tem por objetivos:

  • cultivar a vivência dos valores cristãos;
  • promover a construção do conhecimento de forma sistematizada e significativa;
  • estimular o educando a posicionar-se de maneira crítica e atuante na sociedade, desenvolvendo assim sua cidadania;
  • integrar, de forma coerente, a teoria e a prática, valorizando a experiência cultural e as formas de expressão;
  • considerar e utilizar os avanços tecnológicos como instrumentos na busca do conhecimento em prol do bem comum;
  • desenvolver a autonomia e a criatividade.

A proposta curricular busca uma metodologia que favoreça o modo como o processo será conduzido, em toda a sua extensão e globalidade, para atingir aos fins propostos.

Para tanto, ao assumir o currículo o Colégio emprega metodologia que:

  • tenha como centro do processo educativo a pessoa humana, o Educando como sujeito do processo ensino aprendizagem e o Educador como facilitador do processo de apropriação e construção do conhecimento;
  • respeite a individualidade e o ritmo de crescimento de cada um, atendendo as diferenças individuais;
  • oportunize situações concretas para o desenvolvimento integral da pessoa humana, desenvolvendo sua capacidade de pensar, criar, produzir, criticar, fazer história e ser sujeito;
  • considere a afetividade como elemento integrante nas relações interpessoais.

Acreditamos que a proposta pedagógica somente se concretiza quando as experiências escolares oportunizadas aos educandos evidenciam situações de aprendizagem em que o conhecimento é desenvolvido no contexto social no qual estão inseridos, relacionando-se às aprendizagens anteriores acumuladas.

Sendo assim, o Colégio assegura o entendimento de currículo “como experiências escolares que se desdobram em torno do conhecimento, permeadas pelas relações sociais, articulando vivências e saberes dos estudantes com os conhecimentos historicamente acumulados e contribuindo para construir as identidades dos educandos”.

HORÁRIOS: 

Manhã: das 7h35min às 11h55min
*O Colégio oferece como cortesia,  para quem tem irmãos na escola, aguardar até às 12h50

Tarde: das 13h25min às 17h45min

Turno estendido: das 17h45 às 19h
*contração à parte.

Turno Integral: das 7h15min às 19h
* Flexibilidade de horário oferecida como cortesia: 17h45min às 19h00

DIFERENCIAS

  • No 1º ano com estrutura física adaptada para faixa etária 
  • Aulas Especializadas: Música, Inglês e Educação Física
  • Clube de Férias – Colégio aberta o ano todo, nas férias de verão e inverno, com o Clube de Férias  
  • Cultura Maker
  • Iniciação Científica
  • Laboratório de Informática Móvel ( Ipads e Chromebooks)
  • Participação em Olimpíadas de Conhecimento
  • Pastoral Escolar
  • Programa Socioemocional
  • Projetos de Culminância
  • Projeto Pensamento Computacional para o 5°ano
  • Saídas de Estudo vinculada à proposta pedagógica
  • Sistema de Ensino Bernoulli

INFRAESTRUTURA

  • Auditório
  • Área Verde
  • Biblioteca
  • Drive thru para embarque e desembarque
  • Espaço adaptado para a faixa etária
  • Espaço Maker
  • Ginásio Coberto
  • Horta Orgânica
  • Laboratório
  • Quadras
  • Salas climatizadas
  • Segurança monitorada 24 horas

ATIVIDADES EXTRACURRICULARES

  • Clube de Programação
  • Clube de Robótica
  • Dança
  • Futebol
  • Inglês – Yázigi
  • Judô
  • Patinação
  • Projeto Stella Musical
  • Teatro
  • Vôlei            

MATERIAIS DIDÁTICOS 

Bernoulli – O Sistema de Ensino tem por objetivo desenvolver a análise crítica, o raciocínio lógico e uma visão global e cidadã. Além disso, estimula a pesquisa e investigações e habilidades como comunicar, criar, colaborar e criticar.

SM – A coleção Caminhar Juntos tem por objetivo oferecer atenção especial à diversidade religiosa e cultural, estimula o estudante a valorizar o diálogo inter-religioso, o respeito aos Direitos Humanos e a sua participação na construção de uma cultura de paz.

Líder em Mim – Projeto Sócio Emocional: trabalha as habilidades socioemocionais para que os estudantes se tornem protagonistas da própria vida.

PLATAFORMAS DIGITAIS

  • Aplicativo Rede ICM
  • Árvore de livros (4° e 5° ano)
  • Bernoulli XP (1° ao 4° ano)
  • Bernoulli 4.0 (5° ano)
  • Elefante letrado (1° ao 3° ano)
  • Google Classroom
  • Matific
  • Plural (Plataforma do projeto sócio emocional)