TECNOLOGIA E INOVAÇÃO: FERRAMENTAS PARA UM APRENDIZADO SEM LIMITES

No Colégio Stella Maris, a tecnologia é uma ponte para o futuro. Entendemos que, para preparar nossos alunos para um mundo dinâmico e digital, é preciso integrar a inovação ao coração do processo pedagógico. Nossos recursos tecnológicos não são apenas aparelhos; são ferramentas que transformam a sala de aula em um laboratório de descobertas, tornando o aprendizado mais visual, interativo e engajador.

Aliamos a tecnologia de ponta a plataformas gamificadas, que utilizam a linguagem dos jogos para estimular o raciocínio, a resolução de problemas e o prazer em aprender. Acreditamos que, ao unir a excelência dos nossos educadores com as ferramentas certas, removemos as barreiras do conhecimento e abrimos um universo de possibilidades para cada aluno explorar, criar e ir além.

 

CONHEÇA AS NOSSAS PLATAFORMAS DIGITAIS E GAMIFICADAS: 

AGENDA DIGITAL REDE ICM

O principal canal de comunicação entre o colégio e as famílias. Através do aplicativo, os pais acompanham a rotina escolar, recebem comunicados importantes, acessam informações financeiras e acadêmicas, e mantêm um contato direto e ágil com a escola, fortalecendo nossa parceria.

ÁRVORE DE LIVROS

Uma verdadeira biblioteca digital na palma da mão. A Árvore oferece acesso a milhares de livros, jornais e revistas de grandes editoras, incentivando a leitura, a pesquisa e o aprofundamento dos estudos. A plataforma permite que os alunos explorem diferentes gêneros literários e ampliem seu repertório cultural a qualquer hora e em qualquer lugar.

 

ELEFANTE LETRADO

Uma plataforma de leitura digital gamificada, projetada para os primeiros leitores. Através de um vasto acervo de livros interativos e atividades lúdicas, a ferramenta desenvolve o hábito e a compreensão leitora de forma divertida e eficaz, respeitando o ritmo de cada criança.

 

BERNOULLI

O ambiente virtual de aprendizagem do nosso sistema de ensino. Essas plataformas integram o material didático a um universo de recursos digitais, como videoaulas, banco de questões, simulados, trilhas de estudo personalizadas e relatórios de desempenho, oferecendo um suporte completo para os estudos e a preparação para os vestibulares.

 

GOOGLE CLASSROON

Nossa sala de aula virtual. Esta ferramenta do Google for Education centraliza a comunicação acadêmica, permitindo que professores postem atividades, compartilhem materiais, apliquem avaliações e se comuniquem de forma organizada e eficiente com suas turmas.

 

LÍDER EM MIM

O portal digital do nosso programa socioemocional. A plataforma oferece conteúdos e ferramentas para alunos, famílias e educadores, aprofundando o aprendizado sobre os “7 Hábitos” e fortalecendo o desenvolvimento de competências como liderança, responsabilidade e proatividade.

 

MATIFIC

Aprender matemática nunca foi tão divertido. Matific é uma plataforma premiada que transforma o ensino da matemática em uma aventura interativa. Com centenas de jogos e atividades alinhadas ao currículo escolar, os alunos desenvolvem o raciocínio lógico e a resolução de problemas de maneira intuitiva e engajadora.

 

SM – ENSINO RELIGIOSO

Uma ferramenta de apoio para a formação humana e religiosa. A plataforma da editora SM oferece recursos digitais, textos e atividades que complementam as aulas de Ensino Religioso, promovendo a reflexão sobre valores, o diálogo inter-religioso e a construção de uma cultura de paz.

 

CONHEÇAS OS NOSSOS RECURSOS DIDÁTICOS TECNOLÓGICOS:

CHROMEBOOKS

O que são?

Laptops rápidos, seguros e integrados ao ecossistema Google for Education. Os Chromebooks são utilizados em sala de aula para pesquisas, produção de textos, trabalhos em grupo e acesso às nossas plataformas digitais.

Objetivo

Promover a autonomia e a colaboração. Com eles, cada aluno tem em mãos uma ferramenta poderosa para o aprendizado individualizado, desenvolvendo a fluência digital e a responsabilidade no uso da tecnologia.

 

IPADS

O que são?

Tablets da Apple conhecidos por sua interface intuitiva e pela vasta gama de aplicativos educacionais. Os iPads são usados principalmente com os alunos mais novos e em atividades que exigem mobilidade, criatividade e interação tátil.

Objetivo

Tornar o aprendizado mais lúdico e acessível. Com os iPads, atividades como leitura, jogos matemáticos e produções artísticas se tornam experiências imersivas e divertidas, estimulando a criatividade e a coordenação motora fina.

 

ÓCULOS DE REALIDADE VIRTUAL (VR)

O que são? 

Dispositivos que transportam os alunos para dentro do conteúdo estudado. Com os óculos de VR, é possível fazer uma viagem pelo corpo humano, explorar ruínas antigas ou caminhar na superfície de Marte, tudo sem sair da sala de aula.

Objetivo

Proporcionar experiências de aprendizado imersivas e inesquecíveis. A Realidade Virtual transforma conceitos abstratos em vivências concretas, aprofundando a compreensão, despertando a curiosidade e tornando o conhecimento palpável.

 

PROJETORES INTERATIVOS

O que são? 

Projetores que transformam qualquer superfície em uma tela sensível ao toque. Com eles, professores e alunos podem interagir diretamente com o conteúdo projetado, escrevendo, desenhando e manipulando objetos digitais.

Objetivo

Criar aulas mais dinâmicas e participativas. A interatividade estimula o engajamento de toda a turma, facilita a demonstração de ideias e permite que os alunos se tornem co-criadores da aula, em vez de meros espectadores.

 

SALAS DE AULA COM EQUIPAMENTOS MULTIMÍDIA

O que são?

Nossas salas são equipadas com um conjunto de recursos que inclui projetores de alta definição, sistemas de som e acesso à internet de alta velocidade, garantindo que o professor tenha toda a estrutura necessária para uma aula moderna.

Objetivo

Garantir um ambiente de aprendizado rico e versátil. A estrutura multimídia permite o uso de vídeos, apresentações, músicas e plataformas online, diversificando as abordagens pedagógicas e atendendo aos diferentes estilos de aprendizagem dos alunos.