Na noite de quarta-feira (10) o Colégio Madre Bárbara realizou a Mostra Pedagógica “Escolhas que transformam” com estudantes dos 1ºs e 2ºs anos do Ensino Médio, apresentando os trabalhos desenvolvidos no primeiro semestre dos Itinerários Formativos. Foi momento de os alunos colocarem em prática os aprendizados e descobertas feitas durante o semestre nos Itinerários de: Pensamento Científico e Prática Investigativa, Modelos de Governança e Política, Pensamento Computacional, Direitos humanos e ética, Imunologia e saúde pública, Finanças: gestão e investimentos e Projeto de Vida.
A coordenadora pedagógica Justine Thomas destaca que a Mostra Pedagógica representa um momento de grande valor no ambiente escolar, pois transforma o aprendizado em experiência compartilhada. Mais do que apresentar trabalhos, ela dá visibilidade ao percurso formativo dos estudantes, revelando suas descobertas, reflexões e criações. “É um espaço em que teoria e prática se encontram, aproximando família, escola e comunidade em torno do conhecimento. Além disso, nossa Mostra estimula a autonomia, a criatividade e o protagonismo dos alunos, fortalecendo o vínculo com o processo de ensino-aprendizagem e reafirmando o papel da escola como lugar de transformação e construção coletiva do saber”, diz.
A professora de biologia, Ângela Lenz, reforça que a Mostra Pedagógica é um momento privilegiado no processo formativo dos estudantes dos 1ºs e 2ºs anos, ao possibilitar a socialização das aprendizagens e vivências construídas ao longo do semestre. É um espaço em que o conhecimento ultrapassa a sala de aula e se torna visível à comunidade escolar. “Ao apresentar os trabalhos, os alunos exercitam o protagonismo, fortalecem a autonomia e desenvolvem competências comunicativas. Paralelamente, a Mostra expressa o planejamento intencional do corpo docente e o esforço coletivo em promover experiências significativas, reforçando a integração entre escola e comunidade”, conta a professora.
O professor de geografia, Lucas Schneider, entende que essa tarefa faz parte do processo de estimular a capacidade dos alunos em dominar e aprimorar técnicas de oralidade, aprendendo a se apresentar diante de públicos maiores e a compartilhar suas produções com a comunidade escolar. “Ter a oportunidade de divulgar, especialmente aos pais e familiares dos alunos dos nonos anos, os projetos construídos nos Itinerários Formativos que são disciplinas diferenciadas oferecidas pela instituição aos estudantes do Ensino Médio foi uma experiência muito gratificante e enriquecedora”, conclui.”
Para a professora de história, Juciane Sehn, ser professora do Itinerário Direitos Humanos, ética e cidadania, proposto aos estudantes do 2º ano do Ensino Médio, trouxe a partir da Mostra a oportunidade de evidenciar às famílias, a caminhada de um semestre e o crescimento acadêmico dos estudantes. “A partir das provocações lançadas ao longo das aulas, as apresentações dos trabalhos e o produto final demonstraram a apropriação de habilidades e competências fundamentais para a formação cidadã, acadêmica e para a vida profissional futura, sobretudo ao pensamento crítico, analítico e criativo”, diz a professora orgulhosa, pois acompanhou de perto todo o crescimento dos alunos.
Partiu Ensino Médio
Os familiares e estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais também puderam sentir o gosto do Ensino Médio ao participarem da Mostra. Eles passaram pelos Itinerários Formativos com os estudantes e por um momento de interação com a coordenação, que apresentou a estrutura e organização do Ensino Médio do Madre Bárbara. A iniciativa faz parte do Projeto Partiu Ensino Médio, organizado pela coordenação pedagógica, psicologia escolar e assessoria de comunicação, com o objetivo de instruir e apresentar aos estudantes as oportunidades enriquecedoras do Ensino Médio do Colégio. Diversos momentos são pensados para que os estudantes possam relembrar a caminhada e se preparar para os desafios e as conquistas que os aguardam.