Madre Bárbara realiza abertura da 48ª Gincana do Gembar

Na noite desta quarta-feira (16) ocorreu no Colégio Madre Bárbara – Rede ICM a abertura da 48ª Gincana do Grêmio Estudantil (Gembar). Neste ano, com a temática “Cultura Latina”, as quatro equipes Cartola (equipe 1), Huracan (equipe 2), Catrina (equipe 3) e Tupã (equipe 4) estão disputando a Gincana. As equipes estão se organizando desde maio onde já ocorrem as primeiras tarefas e o rally do tema em que descobrem por meio de enigmas o tema do ano. Durante a noite de quarta, no Ginásio Poliesportivo, ocorreu o desfile de Gatos e Gatas, a apresentação de esquetes teatrais e a dança de abertura onde as equipes representaram países da América Latina e as vestimentas foram analisadas.

Cada equipe conta com aproximadamente 100 estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio. Além deles, se envolvem também ex-alunos e pais. “A nossa Gincana há muitos anos é organizada pelo Grêmio e embora envolva professores, funcionários e tenha todo o suporte da equipe diretiva, ela é uma gincana preparada de alunos para alunos. São mais de 100 tarefas desenvolvidas nestes dias. Além dos jogos das interequipes nas categorias de voleibol, futsal, patinação e atletismo, que também contam avaliação para a Gincana, ocorrem avaliações de cheerleader, gritos de guerra, entre diversas outras”, destaca a coordenadora do Gembar, professora Aline Konrath.

Segundo a professora Aline, é um momento muito esperado pela comunidade escolar. “Existe uma cultura muito forte de apreço pela gincana e nossos alunos se envolvem com muita dedicação. Então priorizamos o espaço de protagonismo deles dentro dessas tarefas. Quando a gente começa a parar e pensar em todas as habilidades que envolvem uma gincana, a gente acaba se surpreendendo. É um desafio muito interessante para os alunos assumirem esse espaço de liderança”, diz. Conforme a coordenadora, precisam se desafiar, e às vezes assumir atividades que não sejam tão bons, mas pensando em prol da equipe eles fazem. “Existe todo esse trabalho cooperativo dentro das equipes e, além disso, esse envolvimento porque usam a energia deles para essas atividades. Vemos o quanto são capazes, o quanto eles nos compreendem”.

As atividades durante o dia na quinta (17) e sexta-feira (18) acontecem nos QGs e centros de inteligência dentro do Colégio Madre Bárbara. Na noite de quinta-feira ocorre o rally dentro da escola e na noite de sexta-feira a Cerimônia de Encerramento, com o desfile de gatos, gatas, gatinhos e gatinhas e dança dos gatos(as) e as premiações.

Compartilhar

Veja também