Na tarde de quarta-feira (09.07) os estudantes do 3º ano do Ensino Médio que estão participando do Itinerário Formativo “Casos clínicos em saúde humana” receberam um desafio de uma simulação através de uma “comunicação oficial” solicitando a organização de um “Comitê de Crise” para que cada estado e município tenham as definições quanto a uma superlotação de hospitais e uma epidemia de influenza. Para contextualizar, a professora Ângela Lenz apresentou matérias veiculadas tanto na Independente quanto na A Hora, quanto à lotação que teve na região há algum tempo atrás, no Hospital Bruno Born (HBB) em relação a casos de influenza.
Os estudantes estabeleceram comitês para definir os parâmetros. O objetivo da atividade foi promover discussões juntando os diferentes segmentos da sociedade para que se tenham entendimento sobre cuidados para evitar a superlotação. A vereadora Paula Thomas esteve de ouvinte, representando os vereadores e falando sobre como se planeja isso dentro do município, assim como a jornalista da Rádio Independente Rita de Cássia falou sobre o ponto de vista da imprensa e a busca pela informação correta e eficaz, ambas dando pareceres sobre as discussões que ocorrem na vida real.
A professora Ângela conta que os estudantes organizaram toda a atividade em dois períodos. “É uma atividade, dentro de um segmento de várias propostas, em que eles interagem. A pesquisa e o desenvolvimento que cada um fez, me deixa muito orgulhosa. De todas as atribuições que o aluno de terceiro ano desenvolve na sua caminhada, essa, realmente, mostra algo relacionado à biologia, mas também faz parte do nosso desenvolvimento enquanto cidadãos desse mundo. Precisamos entender que, às vezes, as medidas são tomadas, mas elas não são tomadas de qualquer jeito, elas foram pensadas e planejadas”. Segundo a professora, quando se propõe esse tipo de atividade, se entende um pouco melhor um ciclo, a escola, a nossa casa e que tudo é uma questão de gestão. “Para conseguir ter uma boa gestão, a gente tem que ter conhecimento e propriedade”.