Na manhã desta segunda-feira, 07 de julho, os estudantes do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Madre Bárbara – Rede ICM tiveram uma oportunidade única de participar de uma atividade que aproximou a teoria da prática legislativa. Durante a disciplina Modelos de Governança e Política, os alunos apresentaram seus Projetos de Lei na Câmara Municipal de Lajeado. A iniciativa foi proposta pelo professor de geografia, Lucas Schneider, que busca estimular o protagonismo juvenil, o pensamento crítico e a resiliência dos desafios da municipalidade.
A atividade, mais do que uma simulação, foi uma prática educativa que reforçou o senso de cidadania e a responsabilidade coletiva. Durante alguns momentos do semestre, os estudantes dialogaram com vereadores, entenderam o funcionamento do processo legislativo e elaboraram propostas com base em demandas reais da comunidade, abordando temas como mobilidade urbana, transporte público, iluminação pública, zeladoria de espaços coletivos, resiliência climática, saúde mental de crianças e adolescentes, além de inclusão digital e acesso à internet de qualidade.
O professor Lucas Schneider destaca a importância desse momento: “São experiências como essa que ajudam a formar jovens comprometidos com o presente e preparados para transformar o futuro. A responsabilidade, a humanidade e a dedicação dos vereadores foram fundamentais para que os alunos aprendam na prática a arte da negociação, da política e da resiliência”, salienta o professor.
A diretora do Colégio, Maria Elena Jacques, também expressou sua gratidão aos vereadores e autoridades presentes, ressaltando o impacto positivo da atividade. “Vocês deram um exemplo de responsabilidade e humanidade, ensinando nossos alunos a criar projetos de lei, a entender suas responsabilidades e limitações, e a entender valores essenciais como a negociação e o compromisso social.”
Vereadores por um dia – talvez por mais
A estudante Sofia Veit Holme, de 15 anos, gostou de vivenciar a atividade e ser “vereadora por um dia”, ao confessar que adora política e não descarta a possibilidade de ir para essa área no futuro. Realizada com tudo que viveu, agradece ao professor pela oportunidade, onde aprendeu que a política não é só um direito, mas um dever de todo cidadão. “Essa vivência foi muito significativa e levaremos para a vida toda. Foi surreal poder ver como funciona o local de trabalho de verdade, falar e participar ativamente.” O projeto apresentado pelo grupo de Sofia, buscava aumentar a campanha de vacinação e reformar os postos de saúde do município, visando melhorar a estrutura e incentivar a adesão à vacinação, que atualmente apresenta índices baixos.
Entre os estudantes, Yasmin Fontana, de 15 anos, compartilhou sua experiência. “Foi maravilhoso, uma oportunidade única. Nosso projeto foi sobre inclusão digital e acesso à internet, um tema muito importante na sociedade de hoje. Fiquei muito feliz que nossas propostas serão consideradas.”
A participação dos jovens na atividade foi reconhecida pelos vereadores e autoridades presentes, que destacaram o talento e o potencial dos estudantes. A presidente da Câmara de Vereadores de Lajeado, Ana Rita de Azambuja, reforçou a esperança de que, no futuro, esses jovens possam estar novamente na Casa Legislativa, contribuindo para uma sociedade mais participativa e consciente.
A diretora Maria Elena agradeceu a todos os envolvidos, parabenizando o professor Lucas e reforçando o quanto ele honra o compromisso de proporcionar aos alunos experiências que os preparem para um futuro de cidadania ativa e transformação social. “Esse dia marcou a nossa história e certamente nossos estudantes e nosso professor continuarão a inspirar as novas gerações”, diz.