O encerramento da 48ª Gincana do Grêmio Estudantil (Gembar) do Colégio Madre Bárbara – Rede ICM ocorreu na noite desta sexta-feira (18) no Ginásio Poliesportivo. Com a temática “Cultura Latina”, foi na noite que os resultados foram decididos, com o desfile dos Gatos(as), Gatinhos(as) e a dança dos casais. Com uma diferença de 51,4 pontos a equipe 4 Tupã venceu a Gincana. Em segundo lugar, ficou a equipe 3, Catrina, em terceiro a equipe 2, Huracan e em quarto a equipe 1, Cartola. Foram três dias intensos de Gincana, além dos meses anteriores, onde algumas tarefas haviam sido solicitadas. A abertura oficial ocorreu na noite de quarta-feira (16) e durante os dias de quinta e sexta-feira, sendo o rally na noite de quinta-feira.
Foram mais de 130 tarefas que envolveram aproximadamente 100 estudantes por equipe, do 6º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio e ainda ex-alunos e pais. A coordenadora do Gembar, professora Aline Konrath destaca que a Gincana do Madre Bárbara é organizada pelo Grêmio Estudantil, preparada de alunos para alunos. “É um momento muito esperado pela comunidade escolar. Existe uma cultura muito forte de apreço pela gincana e nossos alunos se envolvem com muita dedicação. Então priorizamos o espaço de protagonismo deles dentro dessas tarefas. É um desafio muito interessante para os alunos assumirem esse espaço de liderança”, diz. Conforme a coordenadora, precisam se desafiar, e às vezes assumir atividades que não se destacam, mas, pensando em prol da equipe, se dedicam e dão o seu melhor. “Existe todo esse trabalho cooperativo dentro das equipes e, além disso, esse envolvimento porque usam a energia deles para essas atividades. Vemos o quanto são capazes”.
A professora Bruna Scheeren esteve auxiliando na Gincana pela primeira vez. Para ela, foi muito legal participar ativamente do outro lado da atividade. “Sempre gostei muito de gincana e da energia que ela envolve. Estou feliz em ter participado ao lado das professoras Carola e Aline. Foi muito bacana porque muitos alunos eu ainda não conhecia e passei a conhecer melhor. É uma relação um pouco diferente, porque vemos o outro lado deles, de liderança, fazendo de tudo para ganhar as atividades, nervosos, mas também muito queridos e afetuosos, empenhados em dar o seu melhor”.
A estudante do 1º ano do Ensino Médio, Emanuelle Locatelli, está fazendo parte do Gembar pela primeira vez, sendo uma das responsáveis pelo social e esteve ativamente realizando registros na Gincana. “Foi uma experiência muito boa. Era um sonho meu participar e ter essa vivência de Grêmio Estudantil, sendo muito diferente do que se imagina estando de fora. Foi muita aprendizagem, desafios, mas também divertido estar dentro. Começamos a planejar tudo nas férias de verão, nos reunindo para gerar mais tarefas e nos organizando e todas as equipes foram sensacionais”.
O estudante do 3º ano do Ensino Médio, Arthur Dalci, se emocionou ao ver a equipe vencer a Gincana. Ele confessa que nunca foi tão pertencente e adepto a participar como este ano e fez com que fosse inesquecível para ele, assim como admite que ano que vem quer voltar como ex-aluno. “Estou sem palavras para descrever esse momento. Demos a alma para essa gincana. Nunca fui tão gincaneiro, e agora, chegando as férias, acredito que todas as equipes merecem esse descanso, porque se dedicaram muito”, conta.
Resultados:
Melhor torcida – Equipe 1 – Cartola
Cheerleaders – Equipe 3 – Catrina
Mascote – Equipe 3 – Catrina – Verônica Labres Becker
Gato – Equipe 4 – Tupã – Arthur Dalci
Gata – Equipe 2 – Huracan – Ana Maria Coca
Gatinho – Equipe 1 – Cartola – Gianluca Ely Nos
Gatinha – Equipe 4 – Tupã – Eduarda Pasini
1º lugar na dança – Equipe 1 – Cartola – João Neves e Gabriela Becker
Líder Destaque Ensino Fundamental – Equipe 3 – Catrina – Brenda Muller
Líder Destaque Ensino Médio – Equipe 1 – Cartola – Mariana Cardoso
Líder Destaque 3º ano do Ensino Médio – Equipe 1 Cartola – Lucas Sartori
Mãe destaque – Equipe 2 – Huracan – Gabriela Noll Marchese