Clube de Astronomia foi reconhecido como melhor projeto na categoria Estudante Protagonista e o colégio recebeu ainda Menção Honrosa com o case de Comunicação e Marketing
O Colégio Madre Imilda, de Caxias do Sul, conquistou o Troféu Ouro na categoria Estudante Protagonista do Prêmio Inovação SINEPE/RS 2025, promovido pelo Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul. O resultado foi anunciado na noite desta sexta-feira (05/12), durante cerimônia realizada no Teatro do Prédio 40 da PUCRS, em Porto Alegre. A instituição caxiense garantiu o primeiro lugar com o projeto “Explorando o universo com protagonismo estudantil”, que disputou a categoria ao lado dos projetos Transformação de resíduos pesqueiros em soluções sustentáveis (Prata), da Escola Técnica Cristo Redentor (Porto Alegre), e Mediação: Promovendo a convivência e a colaboração entre os estudantes do Colégio Leonardo Da Vinci Beta (Bronze), de Porto Alegre.
O troféu, inédito para Caxias do Sul, foi entregue para a diretora Vanessa Rodrigues, ao professor Rudson da Rosa Pedroso e para Laura Pedroni e Maria Gabriela Giacomelli, alunas da 2ª série do Ensino Médio e que integram o Clube de Astronomia. Na ocasião, o colégio recebeu ainda a Menção Honrosa pela participação na categoria Comunicação e Marketing com o case “Estratégias de crescimento sustentável e coerente com a missão educativa da escola”. Em 2022 o Madre Imilda já havia conquistado essa mesma distinção por um projeto de gestão institucional.
Nesta edição, a tradicional instituição de ensino de Caxias do Sul, com 97 anos de atuação, inscreveu trabalhos nas quatro categorias da premiação e ficou primeiramente entre os 12 finalistas, dentre os 132 projetos inscritos de 61 instituições de todo o Estado e foi para a fase de final ficando no ranking dos três melhores projetos do Rio Grande do Sul.
“O Ouro na categoria Estudante Protagonista é para a nossa escola a concretização do resultado de um trabalho pautado na proposta de valores da Rede ICM de Educação. Motivo de orgulho e inspiração para toda a nossa cidade de Caxias do Sul, já que é a primeira vez que um colégio local recebe essa distinção, que é a maior do Estado em ensino privado”, destaca a diretora. Para as alunas, Laura e Maria Gabriela, “vivenciar esse momento representou o verdadeiro protagonismo, desde a apresentação do pitch até o evento de premiação estivemos completamente envolvidas. Foi uma grande responsabilidade representar o colégio e agradecemos o voto de confiança que recebemos de toda a comunidade escolar”. O professor de Física, Rudson da Rosa Pedroso, conta que “em apenas um ano, o número de participantes do Clube de Astronomia cresceu 150%, passando de 16 alunos em 2024 para 40 em 2025. O sucesso é refletido no engajamento dos estudantes, no desempenho em competições acadêmicas e na criação de novas iniciativas científicas e culturais”.
Nos últimos anos o Colégio Madre Imilda tem se tornado referência em inovação pedagógica em solo gaúcho, resultado de investimento em infraestrutura de ponta para potencializar a educação. O Planetário da instituição é o coração do Clube de Astronomia e um dos grandes diferenciais do projeto. Nele, estudantes vivenciam experiências imersivas e transformadoras, aproximando-se da ciência de forma lúdica e inovadora”, afirma a diretora.
O projeto do Clube de Astronomia alia ciência, tecnologia e protagonismo estudantil em uma jornada que leva os alunos a explorar o cosmos de forma prática, criativa e colaborativa. Trata-se de um projeto que une teoria e prática, fundamentado em metodologias de aprendizagem ativa. O clube oferece aos estudantes, experiências que vão muito além da sala de aula como: sessões imersivas no Planetário do próprio do colégio, conduzidas por estudantes-monitores; construção e lançamento de foguetes, aplicando conceitos de física e engenharia; produção de modelos astronômicos, que simulam fenômenos do espaço; participação em olimpíadas científicas nacionais e internacionais, já com conquistas importantes, como medalhas de bronze e prata em 2024 e ouro em 2025.
Mais do que aprender Astronomia, os estudantes assumem o papel de protagonistas: ministram palestras, atuam como monitores no Planetário e participam da produção de conteúdos educativos como o Podcast Astromadre e o programa Astronarradores, em parceria com o Observatório Europeu do Sul. “O Clube de Astronomia do Madre é hoje referência e já aponta caminhos para ser replicado em outras instituições. Sua metodologia clara, aliada ao protagonismo estudantil e ao uso de tecnologias acessíveis, mostra que é possível unir educação científica de excelência, inovação e impacto comunitário. O Clube de Astronomia do Madre não apenas ensina ciência: ele inspira futuros cientistas, líderes e cidadãos capazes de olhar para o céu e enxergar novas possibilidades de transformar o mundo”, afirma o professor Rudson.
Perfil – O Colégio Madre Imilda pertence à Rede ICM de Educação, das Irmãs do Imaculado Coração de Maria e tem por mantenedora a SEC – Sociedade Educação e Caridade. Atualmente, a Rede ICM atende 12.680 estudantes em 15 escolas no Brasil, sendo a maior parte dessas no Estado do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro.
Situado na Rua Sinimbu, 287, no Bairro Nossa Senhora de Lourdes, em Caxias do Sul-RS, o Colégio Madre Imilda atende 1.500 estudantes da Educação Infantil, a partir dos três anos de idade, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Oferece ainda, o Turno Integral e Estendido para os estudantes da Educação Infantil e Anos Iniciais durante todo o ano, com flexibilidade de horários e possibilidade de atendimento das 7h às 19h, bem como Colônia de Férias em janeiro, fevereiro e julho.
Fundado em 15 de março de 1928, completou, em 2025, 97 anos de história, contribuindo na formação de milhares de estudantes, tendo sempre como objetivo principal o desenvolvimento integral da pessoa.
O colégio tem como objetivo promover uma educação de excelência contribuindo para a formação de indivíduos proativos, compreendendo a sua função na sociedade e o quanto ela pode contribuir para um mundo melhor. Uma educação que potencialize a capacidade humana de transformar-se, que desenvolva as competências socioemocionais e conhecimento técnico.
Sobre o Prêmio Inovação SINEPE/RS 2025
O Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (SINEPE/RS) divulgou nesta sexta-feira (05/12) os vencedores do Prêmio Inovação SINEPE/RS 2025, que reconhece projetos de destaque nas instituições privadas do Estado. A cerimônia ocorreu às 20h, no Teatro do Prédio 40 da PUCRS, em Porto Alegre.
Foram anunciados os classificados nas categorias Comunicação e Marketing, Estudante Protagonista, Gestão Institucional e Responsabilidade Social. No total, 132 projetos, enviados por 61 instituições de todas as regiões do Estado, participaram da premiação.
Considerado uma das principais distinções do setor educacional privado no Brasil, o Prêmio Inovação SINEPE/RS conta com o patrocínio da FTD Educação e reforça a valorização de práticas inovadoras, criativas e transformadoras no ambiente escolar.



