Sistema de Avaliação

A avaliação é parte integrante do processo de ensino e de aprendizagem e é realizada durante o processo de construção e de reconstrução do conhecimento. A avaliação oferece diferentes percepções: ao aluno, permite perceber como o seu aprendizado acontece; ao professor, atesta a efetividade de suas estratégias pedagógicas e sinaliza mudanças e intervenções necessárias para auxiliar o aluno no seu percurso de aprendizagem. 

Os processos avaliativos acompanham o desenvolvimento das competências, das habilidades e dos valores, de acordo com as expectativas de aprendizagem definidas pelo professor em seu planejamento de ensino. Esses processos compreendem as seguintes dimensões da avaliação:

  1. Diagnóstica, mediadora, inclusiva e reguladora– É a avaliação do que já foi aprendido, visando ao reconhecimento dos caminhos percorridos e à identificação daqueles a serem redimensionados no processo de construção de conhecimentos e de saberes e na dinamização de níveis mais complexos de conhecimento.
  2. Contínua e processual, formativa e integradora– Busca privilegiar as potencialidades, as habilidades, as competências e o crescimento para a autonomia e a cidadania, efetivados por meio de atividades formais e informais, realizadas em sala ou extraclasse para orientar o professor e o aluno sobre estratégias a serem adotadas para melhorar o desempenho acadêmico e facilitar o processo de aprendizagem de cada aluno. São utilizados instrumentos avaliativos de registro das mais diversas formas e possibilidades do aluno. Ao final do processo de ensino e de aprendizagem , é expresso ao aluno, por meio de critérios quantitativos e qualitativos, o resultado obtido.
  3. Atitudinal – Avalia-se a capacidade de resiliência, persistência, aplicação ao trabalho, foco, determinação, participação colaborativa em sala de aula, esclarecimento de dúvidas, regularidade na entrega de tarefas e de trabalhos, hábitos de estudo entre outras habilidades que agregam à prática pedagógica a dialogicidade como meio para o desenvolvimento do processo de aprendizagem e para a busca da construção de um sujeito interativo, ético, crítico e solidário.

 

 

 

A EXPRESSÃO DOS RESULTADOS  dá-se da seguinte forma:

Educação Infantil – Parecer Descritivo, semestralmente.

Ensino Fundamental – 

  • 1º ao 3º ano – Parecer Descritivo, trimestral.

 

  • 4º e 5º ano – Em forma de nota numérica de zero a 10  trimestral, por Área de Conhecimento.

 

  • 6º ao 9º ano –  Trimestral, em forma de nota , numérica de zero a 10, por Componente Curricular. Primeiro e segundo trimestre peso 1 e terceiro trimestre peso 2.

 

Ensino Médio – Semestral, em forma de nota de zero a 10, por componente curricular.

PARA APROVAÇÃO:  O estudante deve obter nota entre 7 e 10.

Notas abaixo de 7 o estudante realizará Estudos de Recuperação ao final do ano letivo, visando a nota mínima de 5 para aprovação.