Em seu primeiro ano de participação no CREXE- Circuito Regional de Xadrez do Núcleo Regional de Umuarama, a Escola Nossa Senhora Aparecida se destaca e é premiada em três categorias, pela sua participação geral, no ano de 2025. A escola ficou em primeiro lugar geral, na categoria “masculino” e teve também dois alunos premiados: 1° lugar: Enzo Gabriel Faganello de Oliva e 5° lugar: Yuri Sibim Kussuda.
Segundo a diretora Sueli Sanches Maia, “o resultado é fruto de muito trabalho e incentivo aos estudantes”. A professora Leila Juliana Nunes conta orgulhosa que, há alguns anos, ela vem incluindo, entre outras modalidades, a modalidade de xadrez, nas aulas de Educação Física das turmas da Escola Nossa Senhora Aparecida.
No ano de 2025, observando o crescimento do interesse pela modalidade de xadrez na escola, a Direção e as Irmãs resolveram oferecer aos estudantes a oportunidade de desenvolver seus aprendizados por meio da participação em projetos de contraturno escolar. O objetivo dos projetos é fortalecer os vínculos dos estudantes com a escola e os colegas e potencializar o desenvolvimento de diferentes habilidades. Além do projeto de xadrez, a escola oferece, também, projeto de futsal e de dança.
Os projetos contam com aulas/oficinas semanais na escola, no contraturno escolar. Para estimular o engajamento dos estudantes, neste ano de 2025, a professora inscreveu os estudantes no CREXE, que aconteceu em várias etapas e em diferentes municípios da região e foi uma grata surpresa, chegar ao fim do ano, com este resultado.
A direção parabeniza a professora, os estudantes e suas famílias e espera que este resultado seja um importante incentivo para que os estudantes continuem crescendo, aprendendo e se desenvolvendo em diferentes aspectos e em diferentes modalidades também.



