Proposta Pedagógica

CONCEPÇÃO DE CURRÍCULO 

As Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica expressam a necessidade dos diferentes sistemas de ensino de organizarem suas propostas curriculares minimizando as distâncias entre as etapas que compõe a Educação Básica. Por isso mesmo, a ampliação da obrigatoriedade da escolarização para todo o período da Educação Básica pressupõe que as diferentes etapas constituem um todo que precisa ser pensado como uma dinâmica contínua.

Colégio Madre Imilda, enquanto Unidade de Ensino da Rede ICM de Educação, organiza seu currículo em conformidade com estas concepções. O conceito de Educação Básica agrega em si a noção de que o currículo de uma escola deve ser estruturado a partir dos princípios de organicidade, sequencialidade e articulação. Pensar o currículo de uma Unidade de Ensino como um todo orgânico nos remete à noção de verticalidade das diferentes áreas do conhecimento. Também nos desafia a pensarmos não em termos restritos de conteúdos a serem atingidos, mas sim em termos de competências a serem desenvolvidas ao longo do percurso curricular.

Entre as etapas, o que se espera é uma relação de articulação, integração e transição, que minimizem as distâncias metodológicas que, em sua grande maioria, são da cultura escolar, sem fundamentação pedagógica alguma.

Para demonstrar como a Unidade de Ensino pressupõe estas relações, apresenta-se a seguir, de forma esquemática, a concepção de currículo do Colégio Madre Imilda.