Programa de Voluntariado do Colégio Madre Imilda realiza ações na comunidade

Fotos Arquivo Pessoal – sacolas recicláveis e arrecadação de brinquedos 

Os estudantes que integram o Programa de Voluntariado do Colégio Madre Imilda partiram para a ação com a confecção de 50 sacolas sustentáveis de ráfia que, posteriormente, foram doadas para a Pastoral da Partilha da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes. As sacolas retornáveis são usadas para acondicionar os itens da cesta básica que são entregues mensalmente pela pastoral às famílias em situação de vulnerabilidade. O trabalho dos estudantes consistiu em dar o acabamento com costura à mão das alças, participar da separação dos alimentos e da entrega das sacolas.

Para as estudantes Maria Clara Bassani e Vitória Contreira Souza, essa ação une solidariedade, aprendizado e cuidado com o meio ambiente, reforçando o compromisso da comunidade escolar com práticas sustentáveis. “Durante o processo, aprendemos a costurar, reaproveitamos materiais e refletimos sobre o valor das pequenas atitudes que podem gerar grandes transformações. Mais do que um projeto, essa experiência nos ensinou que a solidariedade também se costura com as próprias mãos”, avaliam.

O grupo também foi responsável pela criação do Instagram da Pastoral da Partilha, assim como a produção de um folder, com dicas e orientações de serviços públicos gratuitos para as famílias em situação de vulnerabilidade.  Ao longo do ano os alunos promoveram campanhas de arrecadação de brinquedos que serão distribuídos junto com a sacola natalina.

O Programa de Voluntariado conta com 20 estudantes do Ensino Médio que realizam ações mensais. Além da Pastoral da Partilha de Lourdes, os jovens atuam no Centro de Convivência Mãos Solidárias, no bairro Diamantino, obra social da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, com atividades recreativas e se engajam em campanhas de arrecadação de itens de acordo com as necessidades da instituição. A participação no Voluntariado entra para o currículo, uma vez que os jovens recebem certificado no fim do ano.

Compartilhar

Veja também