Colégio Madre Imilda é finalista gaúcho na Olimpíada Brasileira de Empreendedorismo

Estudantes desenvolveram soluções de acesso à leitura e escolha consciente de medicação

Seis estudantes do Colégio Madre Imilda, de Caxias do Sul, integram as duas equipes que conquistaram o Top 10 na Categoria do 6º ao 9º ano da Olimpíada Brasileira de Empreendedorismo – OBE, maior competição nacional de empreendedorismo para escolas do Ensino Fundamental e Médio do Brasil. Neste sábado, dia 20 de setembro, às 9 horas, os alunos apresentam seus projetos em evento online e ao vivo de encerramento e premiação no qual serão divulgados as três melhores iniciativas por categoria através do link

Os projetos finalistas do Colégio Madre Imilda, únicos selecionados do Rio Grande do Sul são:

– BookTrading da equipe “Os Guri”, composta pelos estudantes Ricardo Tomazini Santos, Lucas Provin Scopel, Pedro Antonio dos Santos Zanchin e Gabriel Galvan Sartor. A plataforma entrega aos clientes a possibilidade de renovar suas leituras sem precisar comprar livros novos. Resolve o problema de acúmulo de livros parados em casa e a dificuldade de acesso a novos livros devido a custos. Permite o acesso fácil e gratuito aos livros, estímulo à leitura e ao compartilhamento cultural. Além disso, a conexão entre pessoas da mesma região com interesses literários semelhantes.

– O outro projeto finalista dos alunos caxienses é o MedTalk da equipe “Visionários” com os estudantes Leonardo Donada e Rodrigo Oliveira Cristovan. O aplicativo oferece uma solução digital para ajudar os usuários na escolha consciente de medicamentos com base em seus sintomas, promovendo o uso seguro e orientado de remédios. Fornece uma agenda personalizada com lembretes e controle de horários, auxiliando o cumprimento correto de tratamentos. O aplicativo resolve problemas como automedicação perigosa, esquecimentos de dosagem e uso incorreto de remédios, atendendo às necessidades de autonomia, segurança e organização no cuidado com a saúde.

O coordenador do Madre Tech – Programa de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica, Diego Martins, explica que é a primeira vez que o Colégio Madre Imilda participa da OBE. Nesta edição, seis equipes foram selecionadas e receberam feedback sobre seus projetos, mentorias e orientações visando o desafio final, que consiste em apresentar o modelo de negócio e os protótipos dos seus projetos, por meio de um pitch, gravado em formato de vídeo para ser submetido a uma banca. “Temos boas expectativas com os projetos finalistas BookTrading e MedTalk. Os alunos buscaram soluções a partir de situações-problema reais da sociedade.

Compartilhar

Veja também