Aluno do Colégio Madre Imilda acha dois asteroides e torna-se astronauta análogo mirim, o único do RS

Identificado com altas habilidades e superdotação, estudante caxiense descobre dois asteroides e se destaca nacionalmente em olimpíadas científicas

Esse foi um ano de muitas conquistas, descobertas e viagens para o aluno do 7º ano do Colégio Madre Imilda, Pedro Eduardo Cuba, 11 anos. Recentemente, o caxiense achou dois asteroides participando do Programa Caça Asteroides, que é febre entre estudantes de todo o Brasil. A atividade propõe que os participantes busquem e identifiquem asteroides próximos à Terra. Promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação com a Nasa e o International Astronomical Search Collaboration, o programa oferece treinamento e acesso a imagens reais do espaço, permitindo que os participantes analisem dados e contribuam para descobertas astronômicas. O objetivo da atividade é estimular o interesse pela ciência, tecnologia e pesquisa espacial, além de promover a aprendizagem prática.

Com isso o estudante foi para Brasília receber a medalha e teve a oportunidade de participar de uma sessão especial no Senado Federal em homenagem ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira. Outra oportunidade foi participar da Olimpíada de Foguete da Wogel. Diante do seu desempenho foi convidado a ser embaixador da Wogel e se tornou Astronauta Análogo Mirim, sendo o único do Rio Grande do Sul. Esse reconhecimento proporcionou que Cuba já recebesse a primeira formação e ele terá ainda várias missões na estação Wogel ao longo de sua formação como astronauta análogo. A Wogel Enterprise Aerospace é uma instituição brasileira que promove o interesse pela ciência e tecnologia, especialmente na área espacial. A organização realiza atividades como simulação de viagens e missões espaciais.

Pedro Cuba foi identificado com altas habilidades e superdotação aos oito anos e traz no currículo o fato de ter passado direto do 3º para o 5º ano do Ensino Fundamental e de ter sido o primeiro caxiense membro da Associação Mensa Brasil. A entidade é representante oficial da Mensa Internacional, conhecida por ser a principal organização de alto quociente de inteligência (QI) no mundo. Além de ter conquistado as medalhas de prata na 1ª Olimpíada Nacional de Astronomia Digital – ONAD e na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica – OBA, o menino é reconhecido pela Agência Espacial Americana, a Nasa, como um galactic problem solver – um solucionador de problema galáctico, por propor soluções criativas aos desafios da Terra.

Ainda esse ano, Pedro Cuba foi o único gaúcho selecionado para participar do quadro “Pequenos Gênios”, do Domingão do Huck e recebeu da Prefeitura de Caxias do Sul o Certificado de Reconhecimento como aluno do Colégio Madre Imilda por suas altas habilidades nas áreas de Ciências e Tecnologia. No colégio ele segue se dedicando ao estudo do espaço participando do Clube de Astronomia e do Madre Tech – Programa de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica.  

 

Fotos divulgação

Foto uniforme Madre Imilda: Velaine Rodrigues

Confira todas as fotos:

Compartilhar

Veja também