Conforme registrado no Projeto Educativo ICM (2009- pág. 48), a ação pedagógica implica na humanização dos sujeitos envolvidos no processo educativo e no exercício permanente da ação reflexão ação.
Por percebermos a importância de articular os conhecimentos para compreender a realidade complexa com a qual nos defrontamos, nossa postura metodológica visa a dialogicidade entre os saberes. A Educação implica, ainda, no desenvolvimento de valores e na apropriação de competências e de habilidades necessárias para uma participação social ativa, crítica e ética, favorecendo a construção do conhecimento a serviço do bem comum.
Entende-se que o conhecimento é uma categoria epistemológica e que se estabelece como uma rede de conceitos e conteúdos de forma progressiva e contínua e que é construído de relações a partir das interações do sujeito com o meio físico, simbólico e social no qual está inserido, e constitui-se na representação da realidade. Trata-se, portanto, de uma construção humana de significados na interpretação do mundo.
A aprendizagem ocorre através das descobertas e consiste numa aquisição em função da experiência que se desenvolve no tempo. Ela não acontece de graça, é resultado de um esforço que se origina das experiências físicas e lógico matemáticas desenvolvidas pelo sujeito. Consiste “numa aquisição em função da experiência que se desenvolve no tempo. (…) A experiência física consiste em agir sobre os objetos para retirar deles qualidades próprias dos objetos. A experiência lógica matemática consiste em agir sobre os objetos (coisas do mundo físico e todos os objetos simbólicos, inclusive os conceitos, as estruturas operatórias, os modelos científicos, os saberes científicos, artísticos, éticos, para não falar das linguagens em todas as suas formas) e retirar não mais deles, mas da ação e das coordenações de ações qualidades próprias dessas ações e coordenações.” (BECKER, 2002, p. 24).
Baseados nessa concepção foram estabelecidos procedimentos para a aproximação e interação dos educandos com o conhecimento através de uma metodologia dialógica, participativa, dinâmica, problematizadora, transformadora, que busca desenvolver o espírito investigativo, a formação de hipóteses, a formulação de conceitos, de tal forma que oportunize situações concretas para o crescimento integral da pessoa, desenvolvendo sua capacidade de pensar, criar, produzir, criticar e fazer história. Nesse sentido, a metodologia implica a adoção de procedimentos que considerem os conhecimentos prévios dos alunos acerca de um tema de estudo; a assimilação de novos conteúdos, através de intervenções programadas a serem feitas pelo professor e a conseqüente ampliação dos esquemas de compreensão da realidade.
Para sistematizar e organizar a construção desse conhecimento, nós concebemos a metodologia como um conjunto inumerável de estratégias, técnicas, métodos e proposições que envolvem professores e alunos, numa relação de interação e reciprocidade entre si e com os conteúdos escolares. Adotamos como suporte ao nosso trabalho os fundamentos teóricos de diferentes autores, sendo eles: Paulo Freire, Antoni Zabala, César Coll, Fernando Hernández, Phillipe Perrenoud, Gardner, Hengemüle, Costella. Em relação às teorias do conhecimento, utilizamos referenciais teóricos de autores como Jean Piaget e Lev S. Vygotsky com o objetivo de melhor compreender os processos de aprendizagem.