Educação infantil

Na Educação Infantil, propomos ao educando vivências lúdicas e desafios necessários à ampliação de descobertas sobre si mesmo e o mundo em que vive e que possibilitem a contextualização e o início da sistematização dos saberes escolares. Entendemos que a função de brincar neste processo é conduzir a criança para suas descobertas cognitivas, afetivas, de relação interpessoal e de inserção social, levando a criança ao conhecimento da língua oral, escrita e da matemática e o desenvolvimento da autonomia.


Consideramos que, no processo de aprendizagem, a criança tem interesse e desejo próprio e é um ser capaz de interferir no meio em que vive, ampliando, desta maneira, a expressão oral e escrita, a capacidade de resolver problemas, o espírito investigativo, a consciência corporal, as noções de tempo e de espaço, a espiritualidade para a vivência de valores, competências e habilidades necessárias para uma participação social ativa, ética e ecológica, buscando a construção e a apropriação do conhecimento.
Vários projetos interdisciplinares são desenvolvidos ao longo do ano, buscando contemplar todas as competências previstas. Estes surgem sempre através de uma situação-problema. São projetos permanentes da Educação Infantil a “Campanha da Fraternidade” e o “Projeto de Leitura”, estabelecendo a ligação entre todas as áreas do conhecimento. Como motivação para os alunos e, visando agregar a participação da comunidade escolar, são realizadas anualmente a Mostra Cultural e a Semana Literária.

Comunicados importantes!