Liderança em sintonia: Unidades Socioassistenciais da Rede ICM participam de encontro formativo

Nos dias 20, 21 e 22 de maio, as Diretoras e Vice-Diretoras das Unidades Socioassistenciais da Rede ICM de Assistência Social estiveram reunidas no Instituto Coração de Maria, em Porto Alegre. O encontro formativo teve como propósito central promover a partilha de experiências, celebrar os resultados alcançados e refletir sobre os desafios na vivência da missão institucional.

O carisma que nos move

Após a acolhida, a programação foi aberta oficialmente pela Irmã Maria Freire da Silva, Diretora Geral da Rede ICM. Conduzindo a reflexão “Bárbara e a Missão Congregacional”, ela resgatou a essência e o legado da fundadora da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, a Bem-Aventurada Bárbara Maix, provocando o grupo:

“Como o carisma de Bárbara afeta vocês? Como as virtudes dela estão presentes nos seus trabalhos? Ao entrar na unidade, o carisma de vocês tem que se alinhar ao carisma de Bárbara. Devemos agir de acordo como ela agia e como agiria hoje.”

No período da tarde, os cuidados com as equipes ganharam destaque com as orientações da técnica de Segurança do Trabalho, Taynan Oliveira, que abordou diretrizes essenciais sobre saúde e segurança no ambiente laboral.

Desenvolvimento, liderança e gestão

O segundo dia foi marcado pelo foco no crescimento profissional e na eficiência das equipes. Na ocasião, foi anunciado o novo Curso de Formação de Lideranças da Rede. Na sequência, o setor de Gestão de Pessoas ministrou o painel “Feedback e Liderança Colaborativa”. 

Práticas de excelência e alinhamento

O encerramento do encontro, no terceiro dia, foi dedicado ao fortalecimento técnico. As gestoras acompanharam a partilha do encontro de concessão da FIFE, com temas como a captação de recursos, que contou com a participação da Direção do Instituto São Benedito

Temas fundamentais para a garantia de direitos também integraram a pauta final, como o uso do ECA Digital.

“As Diretoras e Vice-Diretoras são como maestros de uma orquestra, regendo os dons e carismas das pessoas das unidades, para que tudo ocorra de forma harmônica. Esses momentos formativos fortalecem a atuação dos gestores, capacitando-os para ‘reger suas orquestras’ com excelência”, concluiu a Coordenadora Geral de Assistência Social, Irmã Bernardete Macarini.

Compartilhar

Veja também