Ciclo 2025 do Programa de Desenvolvimento de Lideranças da Rede ICM é concluído

No dia 3 de outubro, o workshop “Conexão de Pontos de Aprendizagem” marcou o encerramento do ciclo 2025 do Programa de Desenvolvimento de Lideranças (PDL) da Rede ICM.

Realizado em parceria com a LeadEdu, o Programa, que teve início em março deste ano, explorou temas fundamentais para o exercício de uma liderança contemporânea e consciente como learning agility, comunicação assertiva e escuta empática, mentalidade ágil, accountability e liderança cultural.

Mais do que conteúdos, o ciclo 2025 foi uma construção coletiva dos comportamentos do líder ICM, fundamentados nos sete princípios de gestão da Rede, permitindo desenvolver a cultura organizacional na prática, reforçando a essência da Instituição e traçando caminhos que contribuam para o alcance dos objetivos estratégicos.

Segundo Virginia Chiavaro, coordenadora do setor de Gestão de Pessoas, o PDL 2025 foi uma formação que além de formar líderes, promoveu o autoconhecimento e a ação. “Foi um convite para que cada liderança reconheça seu papel como agente de cultura, protagonista do presente e coautor do futuro que estamos construindo juntos. Agora seguiremos em frente, com mais clareza, conexão e compromisso com aquilo que realmente importa: as pessoas, a cultura e o impacto coletivo”, finaliza.

Reconhecimento dos participantes

Priscila Cunha, diretora da unidade socioassistencial Lar São José, conta que fazer parte da formação do Plano de Desenvolvimento de Liderança foi uma jornada muito importante para fazer uma autoavaliação e evoluir como líder. “A abordagem do conhecimento, atividades e dinâmicas contribuíram para desenvolver a comunicação assertiva, mentalidade ágil e autorresponsabilidade, trazendo clareza e conexão de ações diárias com a cultura organizacional.”

“Conforme a formação foi ocorrendo, consegui ir aplicando na prática o que estava aprendendo na teoria, e isso foi muito gratificante para mim e para a minha equipe”, acrescenta Vitor Kodama, coordenador de TI da Rede ICM.

A vice-diretora do Colégio Stella Maris, Nathalia Caggiano, define sua participação como “uma experiência transformadora” e afirma que foi levada a rever suas práticas e sua forma de enxergar a liderança. “Um dos aprendizados mais importantes foi a desmistificação da figura do líder como inabalável. Compreendi a importância da vulnerabilidade dos líderes e, mais do que isso, a necessidade de permitir que ela exista e faça parte do nosso aperfeiçoamento contínuo, pois é na abertura para o aprendizado e no reconhecimento de nossas imperfeições que reside a verdadeira força, bem como o que impulsiona a confiança mútua entre líder e liderado”, explica.

Para ela, a maior lição aprendida é a essência do papel de liderança: estar fundamentalmente para servir. “Entendi que nada é estático, estamos em movimento a todo instante, influenciando e sendo influenciados por quem está à nossa volta. O PDL me auxiliou a entender essa jornada de aprendizado contínuo e liderar com mais propósito, humildade e impacto, assim como fez nossa fundadora Bárbara Maix”, finaliza Nathalia.

Sobre o PDL

O Programa de Desenvolvimento de Lideranças da Rede ICM busca impulsionar a atuação dos gestores, promovendo a formação contínua, o aprimoramento das competências de liderança e a inovação na gestão das unidades de ensino e socioassistencial. A iniciativa reforça o compromisso da Rede ICM com a excelência, preparando suas lideranças para os desafios e oportunidades do futuro.

Compartilhar

Veja também