Nos dias 10 e 11/02, educadores das unidades de ensino Mãe de Deus (Porto Alegre), Nossa Senhora da Glória (Porto Alegre), Stella Maris (Viamão), Imaculada Conceição (Dois Irmãos) e Madre Bárbara (Lajeado) estiverem reunidos no Colégio Nossa Senhora da Glória para participar de formações sobre o tema neurociência.
A abertura do primeiro dia de programação foi realizada pela Irmã Elenar Luisa Berghan, Coordenadora do Setor Educação da Rede ICM de Educação e Assistência Social, que destacou a importância da formação para educadores. “Investir no treinamento dos nossos professores é uma prioridade para a Rede ICM, pois é atualizando-os com novas metodologias e tecnologias que melhoramos diretamente o aprendizado dos nossos estudantes”.
No dia 10/02, a palestrante foi Carla Tieppo, que falou sobre “De Prô pra Prô: como a neurociência vem transformando a educação?”. A palestra propôs uma viagem pela evolução da neurociência e abordou o futuro da aprendizagem, explorando como a neurociência pode ser uma aliada poderosa para educadores, gestores, estudantes e suas famílias na construção de experiências mais eficazes e significativas.
“A compreensão sobre como o cérebro aprende tem revolucionado a educação, trazendo insights que ajudam a melhorar o processo de ensino aprendizagem. Precisamos entender que a educação é algo que a gente degusta e não acelera, então não tem motivo para querer alfabetizar na Educação Infantil, por exemplo.”, explica.
Já no dia 11/02, foi a vez de Elvira Lima falar sobre “Neurociência e educação: diálogos que transformam”, que abordou o que a neurociência revela sobre como o cérebro aprende em diferentes etapas do desenvolvimento. “Emoções, memória e atenção são aliadas na educação. Nós somos o que nossa memória guarda, sem memória não há aprendizagem”, conclui.
Sobre as palestrantes
Carla Tieppo
É um dos maiores nomes brasileiros em neurociência aplicada à educação, ministrando aulas de graduação e pós-graduação sobre o funcionamento do sistema nervoso e suas relações com a mente e o comportamento humano. Há mais de 22 anos é professora e pesquisadora. É autora do livro “Uma viagem pelo cérebro: a via rápida para entender Neurociência”, uma jornada pelas maravilhas do cérebro e seus 86 bilhões de neurônios que permitem infinitas possibilidades.
Elvira Lima
É pesquisadora em desenvolvimento humano, com formação em neurociências, psicologia, antropologia e música. Possui doutorado pela Sorbonne (Paris), com pós-doutorado na Stanford University (EUA), cursos no Collège de France e na École Pratique de Hautes Études (Paris). Foi professora visitante na Universidad de Salamanca (Espanha), University of California at Santa Bárbara (EUA), Georgetown University (EUA), entre outras. Tem várias publicações, entre elas “A criança pequena e suas linguagens”, “Quando a criança não aprende a ler e a escrever”, “Práticas culturais e aprendizagem”, “Brincar para quê?” e “Conhecendo o adolescente”.