O projeto “Explorando o universo com protagonismo estudantil” do Colégio Madre Imilda, unidade da Rede ICM em Caxias do Sul, é um dos finalistas na categoria “Estudante Protagonista” do Prêmio Inovação SINEPE/RS 2025.
Dos 132 projetos inscritos, apenas 12 passaram para as defesas públicas, que ocorrerão no dia 09 de outubro, na sede do Sindicato. O resultado será divulgado no dia 05 de dezembro.
O projeto finalista aborda a criação do Clube de Astronomia, uma iniciativa que alia ciência, tecnologia e protagonismo estudantil em uma jornada que leva os estudantes a explorar o cosmos de forma prática, criativa e colaborativa. O Clube oferece sessões imersivas no Planetário do próprio do Colégio, conduzidas por estudantes-monitores, além da construção e lançamento de foguetes, aplicando conceitos de física e engenharia, e produção de modelos astronômicos que simulam fenômenos do espaço. Os estudantes também participam de olimpíadas científicas nacionais e internacionais, e já tiveram conquistas importantes, com medalhas de bronze e prata em 2024 e ouro em 2025.
“Com quase um século de história, o Colégio Madre Imilda aposta em infraestrutura de ponta para potencializar a educação. O Planetário da instituição é o coração do Clube e um dos grandes diferenciais do projeto. Nele, estudantes vivenciam experiências imersivas e transformadoras, aproximando-se da ciência de forma lúdica e inovadora”, destaca a diretora do Colégio, Vanessa Rodrigues.
Saiba mais sobre o projeto
Em apenas um ano, o número de integrantes do Clube de Astronomia cresceu 150%, passando de 16 alunos em 2024 para 40 em 2025. Mais do que aprender Astronomia, os participantes assumem o papel de protagonistas: ministram palestras, atuam como monitores no planetário e participam da produção de conteúdos educativos como o podcast Astromadre e o programa Astronarradores, em parceria com o Observatório Europeu do Sul.
“O Clube de Astronomia do Madre tem uma metodologia clara, aliada ao protagonismo estudantil e ao uso de tecnologias acessíveis, mostrando que é possível unir educação científica de excelência, inovação e impacto comunitário. O Clube de Astronomia do Madre Imilda não apenas ensina ciência: ele inspira futuros cientistas, líderes e cidadãos capazes de olhar para o céu e enxergar novas possibilidades de transformar o mundo”, afirma o professor de Física da instituição, Rudson da Rosa Pedroso.
Sobre o Prêmio Inovação SINEPE/RS
Criado para reconhecer as boas práticas de instituições de educação básica e de educação superior do Estado, o Prêmio Inovação SINEPE/RS é focado em valorizar práticas inovadoras em sala de aula, que possam promover valor para a escola e para a sociedade, e que tenham capacidade de resolver problemas de forma criativa e inédita, sem necessariamente estarem ligadas à tecnologia.
A premiação é dividida em quatro as categorias:
- Estudante Protagonista: reconhece o protagonismo estudantil.
- Gestão Institucional: valoriza práticas pedagógicas e administrativas dos gestores das instituições de ensino.
- Comunicação e Marketing: premia estratégias de comunicação e marketing.
- Responsabilidade Social: destaca ações de preservação do meio ambiente e de benefícios à comunidade.