Setores

Direção

A Direção tem como objetivos, coordenar cooperativamente, promover, dinamizar e integrar os Organismos e Setores, unificando e dando coesão ao processo, buscando estabelecer relações de efetiva participação, onde se vivencie experiências que sejam antecipadas da Nova sociedade, com vistas à vivência da Proposta educacional da nossa Escola, como pertencente à Rede ICM de Educação.

Direção

Ir. Sueli Rosane Gonzatti

Diretora Substituta

Maria Ester Homem Machado

Serviço de Orientação Pedagógoca – SOP

O Serviço de Orientação Pedagógica contribui para o aperfeiçoamento do processo educativo, favorecendo ao educando e educadores condições de desenvolvimento do seu potencial psicossocial, bem como fornece subsídios para o bom andamento das atividades pedagógicas, relacionadas ao cotidiano escolar, comprometido com os princípios da educação Evangélico-Libertadora.

O Serviço de Orientação Pedagógica tem por atribuições:

a) Elaborar participativamente a ação educativa, pensada e assumida dentro de um contexto global, buscando, com os educadores, a reformulação dos procedimentos pedagógicos, sempre que necessário;
b) Integrar seu plano de ação ao Plano Global da Escola;
c) Coordenar, juntamente com a Direção, a execução do Plano Global da Escola;
d) Orientar os educadores quanto à filosofia e objetivo, currículos e dinâmicas de funcionamento da Escola;
e) Convocar e dirigir reuniões, sessões de estudo, reflexão com pais e professores, buscando uma participação mais efetiva em coerência com a Filosofia Educacional;
f) Assessorar os educadores no planejamento, execução e avaliação do processo pedagógico, assegurando a unidade de ação;
g) Estimular a formação e a atualização permanente do Corpo Docente, visando o aprimoramento pedagógico;
h) Organizar, acompanhar e orientar a realização dos estudos de recuperação, como mais uma busca conjunta na superação de dificuldades;
i) Analisar o histórico escolar e demais documentos do educando para aproveitar e adaptar estudos;
j) Manter contato direto e permanente com os Serviços de Orientação Educacional e de Educação religiosa, buscando a interação dos Setores para a construção do saber em sua globalidade.

5º Ensino Fundamental – Anos Iniciais

Daiane Marques de Medeiros

6º Anos Finais ao Ensino Médio

Salete Salvalaggio

Serviço de Orientação Educacional – SOE

O Serviço de Orientação Educacional visa assessorar e integrar toda Comunidade Escolar, de forma preventiva e educativa, contribuindo no desenvolvimento integral de seus membros.

O Serviço de Orientação Educacional tem por atribuições:

a) Favorecer as relações humanas, baseadas no auto-conhecimento, crescimento pessoal e a integração social de todas as pessoas envolvidas no processo educacional;
b) Promover o desenvolvimento dos alunos, tendo em vista sua realização individual e social;
c) Propiciar aos alunos orientação individual ou grupal, para que desenvolvam maior entendimento sobre suas dificuldades e a busca de soluções;
d) Promover a tomada de consciência do papel dos educadores, valorizando as características necessárias para atuar na educação libertadora;
e) Oportunizar e aprofundar o conhecimento para o desenvolvimento emocional e cognitivo, a fim de efetuar a proposta pedagógica;
f) Atender os pais dos alunos que apresentam dificuldades, para que colaborem na solução dos problemas, acompanhem e incentivem o desempenho escolar do filho;
g) Realizar o encaminhamento dos alunos, quando necessário, para instituições especializadas.

Educação Infantil e Ensino Fundamental – Anos Iniciais: 1º e 2º anos

Elaine da Silva Lopes

Ensino Fundamental – Anos Iniciais: 3º e 4º anos

Ananda Jung

Ensino Fundamental – Anos Iniciais: 5º ano e Anos Finais: 6º e 7º anos

Ir. Meridiane Brum

Ensino Fundamental – Anos Finais: 8º e 9º anos e Ensino Médio

Ananda Jung

Pastoral

Uma Escola em Pastoral
Escola em Pastoral é uma Escola que cultiva relações inspiradas na dinâmica da Santíssima Trindade, irradiando e testemunhando a presença de Cristo Ressuscitado, o que se traduz em relações que se constrói no diálogo, no perdão, na ajuda mútua, na solidariedade, no amor fraterno e no anúncio da Boa Notícia através do testemunho. É uma Escola que desenvolve processos de cultivo da espiritualidade cristã, envolvendo toda comunidade escolar num dinamismo de comunhão.

No Colégio Mãe de Deus, sob a ótica da Educação Evangélico Libertadora, os processos formativos são pautados pelos valores cristãos, comprometendo-se com uma educação inclusiva, com práticas de justiça, solidariedade e compaixão. Assumir este projeto cristão significa estabelecer novas relações intra e interpessoais, onde a fraternidade, a doação, o cuidado e, sobretudo, o amor no seu aspecto mais profundo , geram constantes processos de ação/reflexão e revitalizam as iniciativas cotidianas na defesa e promoção da Vida.

Serviço de Pastoral Escolar
O Serviço de Pastoral Escolar tem por função oportunizar espaços e promover experiências dinamizadoras da identidade confessional do Colégio Mãe de Deus. Como Escola pertencente à Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, atua tendo como fonte inspiradora a Palavra de Deus, priorizando valores cristãos, e na perspectiva da mística de Bárbara Maix, buscando, em tudo, a vontade de Deus e a concretização de seu Reino, principalmente por um testemunho coerente ao discurso.
É composto por uma equipe que tem por missão articular e favorecer a dinâmica da Escola em Pastoral, fazendo-se presente nos mais variados âmbitos da comunidade escolar, ajudando a pensar o cotidiano com o diferencial da fé. Para tanto, atua na reflexão e planejamento do Princípio Norteador, escolhido anualmente com base na Campanha da Fraternidade, o qual será o fio condutor de toda ação pedagógica do Colégio.

Entende-se que uma escola da Rede ICM de Educação estará em pastoral quando todos se sentirem mobilizados e comprometidos com o Projeto Educativo Institucional, na concretização de um planejamento sólido, onde as dimensões de infraestrutura, pedagógica e pastoral caminham na construção da valorização da vida, com um agir ético e gerador do bem comum.

Secretaria

O Serviço de Secretaria se processa sob a responsabilidade de secretária habilitada conforme a legislação vigente, podendo ser auxiliada por outros profissionais.

Compete aos Profissionais da Secretaria:

– Concentrar e organizar toda a escrituração escolar da unidade;
– Manter em ordem o arquivo, de maneira a assegurar a preservação dos documentos e poder atender prontamente a qualquer pedido de informação;
– Ossibilitar aos responsáveis legais, meios de acesso aos dados que dizem respeito a vida escolar dos alunos;
– Expedir a correspondência oficial, depois de submetê-la ao visto da Direção;
– Manter em dia e conhecer a coleção de Leis, Regulamentos, Instruções, Circulares, Pareceres e Decretos relativos ao ensino;
– Elaborar os relatórios oficiais;
– Escriturar livros, fichas e demais documentos que dizem respeito ao registro da vida escolar dos alunos;
– Lavrar e subscrever as atas e termos referentes a resultados de trabalhos escolares;
– Manter em dia toda a documentação dos alunos e professores;
– Assinar, juntamente com a Direção, os documentos dos alunos;
– Coordenar e supervisionar os trabalhos dos auxiliares de secretaria.

Responsáveis

Rosane Gisele Lumertz

secretaria@colegiomaededeus.com.br

Tesouraria

O Serviço de Contabilidade está sob a responsabilidade de pessoa nomeada pela Mantenedora, podendo ter auxiliares, conforme as necessidades.

A escrituração contábil obedece às normas gerais da contabilidade e é regida pelos dispositivos legais vigentes.

Compete aos Profissionais de Contabilidade a execução das atribuições que lhe são inerentes, entre as quais, o recebimento de pagamentos, aquisições e escrituração contábil

Responsáveis​

Adelize Maccalli

tesouraria2@colegiomaededeus.com.br

Serviços de TI

O Setor de Tecnologia da Informação (TI) é responsável pela disponibilização, administração e manutenção dos recursos tecnológicos do Colégio Mãe de Deus.

Contamos:

  • 01 Laboratório com um total de 26 computadores com acesso à Internet
  • 02 Servidores de Rede para controle e gerenciamento de usuários e acessos
  • 02 Links de Internet fibra óptica redundante
  • Rede Wifi em todas as dependências do Colégio
  • 20 Cromebooks
  • 25 Ipads

Responsáveis​

Caroline Dayrell

Lisiane Pivetta de Oliveira

Mary Lúcia Pedroso Konrath

webmaster@colegiomaededeus.com.br

Biblioteca e Sala de Leitura

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Donec et augue sit amet arcu consequat facilisis. Pellentesque mattis quam efficitur, finibus ante sit amet, tristique purus. Mauris id ante hendrerit, maximus nulla vel, lobortis urna.