Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de 06 a 15 anos

 

Relatório de Atividades

                                 Serviços Socioassistenciais

 

ANO  2024

 

 

  1. Identificação do Estabelecimento:

1.1 Nome: Instituto Imaculado Coração de Maria – Sociedade Educação e Caridade.

1.2 CNPJ:92.812.049.0063-60.

1.3 Nº da inscrição no CMAS: Nº   562   Data: 17/01/1996.

       1.3.1 Manutenção da inscrição: Nº  562   Data: 01/05/2024   Validade: 30/04/2025.

1.4 Endereço Completo: Rua Teixeira Júnior, 80 – CEP: 20921-405 – Vasco da Gama -RJ

1.5 Data de fundação: 05/08/1996.

 

  1. Diretoria do Estabelecimento:

 

Cargo

Nome

CPF

Endereço

Diretora

Elaine Conceição Alves Coutinho

030.146.327-16

Travessa José Higino, 113 -Tijuca – CEP: 20510-420 – Rio de Janeiro – RJ.

Vice-Diretora

Veranilde do Carmo Pereira Sá

423.766.703-06

Rua Teixeira Júnior, 80 -Vasco da Gama – Rio de Janeiro –  RJ

Secretária

Maria Rosângela Alves Sampaio

931.558.759-68

Rua Lopes Ferraz, 355/201 A c 2 -São Cristóvão – RJ

 

  1. Missão:

Promover e defender a vida das pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social e pessoal, através de espaços de prevenção e proteção, para o acesso aos direitos sociais, incentivando o desenvolvimento do pensamento crítico e a prática da cidadania.

 

  1. Visão:

Ser uma rede de assistência social reconhecida pelos serviços qualificados de proteção social, em busca de sustentabilidade.

 

 

 

 

  1. Princípios de Gestão:

 

  • Qualificação profissional
  • Inovação
  • Liderança e empreendedorismo
  • Trabalho em equipe
  • Relações humanas, éticas e solidárias
  • Planejamento e organização
  • Sustentabilidade

 

  1. Objetivo Geral da Mantenedora

 

Promover e defender a vida, atuando nas áreas de Educação e Assistência Social, com particular atenção e cuidado com as pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social e pessoal, visando ao resgate da dignidade humana, à formação cidadã, à defesa dos direitos, à inclusão social e à transformação das estruturas, contribuindo para a construção de uma sociedade justa e solidária que expresse os valores do Reino de Deus.

 

6.1 Objetivos da Assistência Social

 

6.1.1 Atuar na Proteção Social, através da oferta de serviços Socioassistenciais, equipe qualificada e estrutura física adequada, voltados para a defesa e promoção da vida, a inclusão social, a formação cidadã e o exercício do protagonismo dos usuários.

6.1.2 Desenvolver, conforme preconiza a Política Pública de Assistência Social e demais marcos regulatórios, serviços, programas, projetos e ações voltados às crianças, adolescentes, e suas famílias de forma gratuita, planejada, permanente e continuada, viabilizando ações que tenham centralidade na família-comunidade, em vista do fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.

6.1.3 Proporcionar espaço de convivência e fortalecimento de vínculos, dos usuários entre si, com o estabelecimento e a Comunidade.

 

 

6.1.4 Estimular e fortalecer a participação dos usuários dos Serviços,  Socioassistenciais, na elaboração, execução, monitoramento e avaliação do Plano de Ação do Estabelecimento Socioassistencial.

6.1.5 Participar efetivamente dos espaços de controle social, visando a construção e efetivação de Políticas Públicas voltadas para defesa e garantia de direitos e inclusão social dos usuários.

6.1.6 Promover o acesso aos serviços socioassistenciais salvaguardando o princípio da universalização dos direitos, respeitando as diversidades de gênero, etnia e orientação sexual.

6.1.7 Contribuir para o acesso das famílias dos usuários aos benefícios, programas de transferência de renda e serviços socioassistenciais, contribuindo para a inserção na rede de atendimento e proteção social.

6.1.8 Incluir, no Plano de Atividades, ações focadas em realidades específicas como violência, abuso e exploração sexual, tráfico humano, drogadição, trabalho infantil, visando à prevenção e superação das graves violações de Direitos que ameaçam a vida dos usuários.

6.1.9 Realizar programas de formação permanente e continuada, para todos os colaboradores profissionais e usuários do estabelecimento, em vista de uma intervenção qualificada dos Serviços,  Socioassistenciais.

6.1.10 Desenvolver uma política de valorização, integração, e participação dos funcionários nos processos de planejamento, execução e avaliação das atividades do Estabelecimento Socioassistencial.

6.1.11 Prestar atendimento gratuito em seus Estabelecimentos Socioassistenciais, conforme o disposto em Lei, às pessoas em situação de maior vulnerabilidade e risco pessoal e social, salvaguardando os princípios da transparência, da inclusão, da não discriminação, da participação, da igualdade, da justiça social e da universalidade no atendimento, sem distinção de etnia, gênero, orientação sexual, profissão, religião, opinião política ou outra condição, visando à superação das desigualdades  e ao reconhecimento e respeito à diversidade;

6.1.12 Contribuir para a redução de danos sociais, a partir do atingimento das aquisições de segurança, de acolhida, convívio familiar e comunitário, bem como do desenvolvimento da autonomia, conforme previsto na Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais.

  1. Origem dos recursos:

( x  ) Mantenedora

( x  ) Doações

 

 

 

 

  1. Infraestrutura:

 

 

Situação do imóvel: ( x ) próprio

 

Área do terreno: 7.281,87 m2

 

Área total construída: 2.860,04 m²

 

Descrição

Nº Total

Salas para múltiplas atividades

9

Salas para administração

4


Sala para direção

1


Sala para vice direção

1

Secretaria

1

Sala para RH

1

Sala para contabilidade

1

Sala para atendimento individual

1

Sala para atividades de informática e multimeios

3

Sala de espera/recepção

1

Sala do Serviço Social

1

 

 


Sala da Psicologia

1

Sala da Pedagogia

1



Biblioteca

1


Sala de reuniões e vídeo

2


Salas próprias para realizações de oficinas

6


Capela

2


Refeitório

3



Cozinha

2

Auditório

2

Almoxarifado

2


Área externa coberta para atividades esportivas

1

Área externa descoberta para atividades esportivas

1

Praça ou pracinha

2

Banheiros Masculinos

23

Banheiros Femininos

24

Banheiros para pessoas com deficiência

1

Vestiários

3

 

 

 

Sala de estar para funcionários

1

Sala de acolhida para os usuários (aguardando família em caso de mal-estar)

1

Sala  da manutenção

1

Sala de apoio para a limpeza

1

 

 

  1. Identificação dos serviços ofertados:

 

 

 

9.1 Proteção Social Básica Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

 

Usuários

Nº. de Usuários atendidos

Crianças e adolescentes de 06 a 15 anos

195

TOTAL DE USUÁRIOS ATENDIDOS

195

Nº de Famílias

168

 

 

9.1.1 Público-alvo (usuários)

 

 

Foram atendidos crianças e adolescentes, entre seis e quinze anos de idade, que vivem em violência urbana, isolamento e risco social, trabalho infantil e abuso sexual, sendo a maioria beneficiário do PBF – Programa Bolsa Família e cadastrados no CADÚNICO. Famílias com renda per capta de  um salário-mínimo e monoparental.

 

 

 

 

 

9.1.2 Dados relativos ao CADÚNICO

 

CADÚNICO

Nº de famílias

Famílias Inscritas no CADÚNICO

113

Famílias com Bolsa Família

79

Famílias com PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil)

__

Famílias, Crianças e ou Adolescentes com BPC (Benefício de Prestação Continuada)

3

 

9.1.3 Situação de Vulnerabilidade

 

 

Situação não prioritária para atendimento da criança ou adolescente

Nº usuários

I – outras (prevenção de vulnerabilidade)

45

Situação prioritária para atendimento da criança ou adolescente

Nº usuários

I – em situação de isolamento;

47

II – trabalho infantil;

__

III – vivência de violência e, ou negligência;

97

IV – fora da escola ou com defasagem escolar superior a 2 (dois) anos;

___

V – em situação de acolhimento;

___

VI – em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto;

___

VII – egressos de medidas socioeducativas;

___

VIII – situação de abuso e/ ou exploração sexual;

3

IX – com medidas de proteção do Estatuto da Criança e do Adolescente-ECA;

___

X – crianças e adolescentes em situação de rua;

___

XI – vulnerabilidade que diz respeito às pessoas com deficiência;

3

TOTAL GERAL

195

 

Total de crianças e adolescentes cadastrados no CADÚNICO

(mínimo de 50%)

58%

 

 

 

 

9.1.4 Recursos humanos utilizados em 2024

 

Profissão

(função)

Quantidade

Carga Horária

Semanal

Vínculo c/a entidade

Cuidados externos

01

30h

Associada

Técnico de Informática

01

4h

Terceirizado

Tesoureira

01

30h

Associada


Vice- Diretora

01

30h

Associada

 

9.1.5 Abrangência territorial

 

O Serviço está localizado na Zona Norte da Cidade do Rio de Janeiro no Bairro Vasco da Gama, circulado por São Cristóvão, Caju, Mangueira, Jacaré, Leopoldina, Benfica e Triagem, pertencentes ao corredor imperial, de suma importância histórica da cidade.

Houve o crescimento populacional nas comunidades, e com isso o crescimento da violência e ausência do poder público.  Formaram ocupações nas instalações comerciais, com carência de estrutura básica (luz, água, esgoto e coleta de lixo), aumento das vulnerabilidades. Diante das dificuldades encontradas tais como: o alto custo para se manter na cidade e falta de emprego formal, algumas famílias estão retornando para sua cidade natal.

 

9.1.6 Metodologia

 

            O processo de trabalho realizado no serviço socioassistencial, ocorreu através do ingresso de usuários e suas famílias, a partir das situações prioritárias, como preconiza o Serviço de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos (SCFV). Para todas as situações foram traçadas estratégias de intervenção e acompanhamento pela equipe técnica, articulando com as oficinas as necessidades e demandas específicas de cada grupo etário e as situações de vulnerabilidade e risco   social   e pessoal. Tudo sempre   articulado e   integrado com a   Rede  de  Proteção do

 

 

Território, bem como com incidindo na participação junto às instâncias de controle social para contribuir e potencializar a qualificação do trabalho e a formação permanente das equipes de trabalho, fomentando e buscando a defesa e a garantia dos direitos humanos da Criança e do Adolescente. 

            Foram realizadas diversas atividades para estimular a autonomia, participação e o protagonismo dos usuários.

 

 

Oficina

Temas norteadores

 

Objetivos

Principais atividades

Dias/mês

Cidadania

Regra de convivência

Aprender a respeitar as diferenças

Roda de conversas

Jogos interativos

Em todas as oficinas


Artes

 

Usar as habilidades

 Descobrir as suas habilidades

Aprender formas de sobrevivência

 

Apresentar a teoria

Construir de forma descontraída trabalhos manuais. Como bijuterias, pinturas etc.

 2 vezes por semana

Informática

Uso das Redes Sociais

Aprender a pesquisar utilizando a ferramenta google

Ampliar os conceitos digitais

Uso de computadores

Debates sobre temas

2 vezes por semana


Teatro

Viver a arte com Alegria

 Setembro Amarelo.

 Vida da Fundadora.

Natal

-Introduzir na cultura, Melhorar o senso crítico sobre os acontecimentos no mundo.

Rodas de conversa;

 Montagem de histórias e personagens

Construção conjunto de teatro.

1 vez por semana

Atividade física

 

 

 

3 vezes por semana


Capoeira

 

 Consciência

Sobre

Capoeira, seus instrumentos.

 A capoeira como meio de luta na defesa da vida

 Resgatar, de forma natural e espontânea, as manifestações expressivas da nossa cultura.

 Desenvolver a prática da Capoeira Jogo, estimulando a criatividade de movimentos;- Propiciar e estimular a confecção de seus próprios instrumentos musicais, como o berimbau, pandeiro, atabaque

 Contando a história teoricamente

Atividades diversas da capoeira

2 vezes por semana


Música

Despertando dons e talentos

Vencer a timidez,  educar a voz e descobrir talentos.

Por meio de técnicas musicais e educação da voz

2 vezes por semana

 

 

9.1.7 Formas de Participação dos Usuários do Serviço

 

 

Foram realizadas atividades lúdicas, (destacando a vontade do usuário ingressar na oficina contando nossa história através do teatro), onde foi possível observar integração do usuário no espaço socioassistencial,  na  festa junina, no  batizado e troca de corda da capoeira.

 

  1. Relatar como ocorreu a Interlocução com o CRAS/CREAS:

Ocorreram através de reuniões com a rede de proteção, cediada no território, também através dos inúmeros contatos telefônico e troca de informações nos grupo de whatssap visando atender as diversas demandas apresentadas no período.

 

 

 

  1. Informar quais foram os Critérios de Acesso ao Serviço

 

A mantenedora atua de forma padronizada com instrumentos técnicos operativos visando o acesso e a permanência dos usuários no serviço, dessa forma pública de forma transparente o edital de vagas no serviço, visando o ingresso (Janeiro a Dezembro/2024) das crianças e adolescentes, através  das famílias interessadas que tiveram interesse em inscrever seus filhos de seis anos completos há quinze anos, matriculados na rede de ensino, inscritas nos programas governamentais do CADÚNICO e que necessitaram do Serviço ofertado.  Preencheram o requerimento de vaga e pré-inscrição e aguardaram o contato para preenchimento da vaga, de acordo com a faixa etária e a ordem de solicitação da vaga e o grau de vulnerabilidade.

             Todo o ingresso realizado é referenciado no CRAS – Deputado Luís Eduardo Magalhães – Centro de Referência da Assistência. As famílias que não estavam inseridas no CADÚNICO foram encaminhadas pelo Serviço Social ao CRAS de referência para o cadastro e também seu acompanhamento pela Rede de Proteção Social.

 

  1. Citar os principais resultados obtidos, a repercussão com a oferta do Serviço aos usuários atendidos:

 

     Segundo relato das famílias e dos próprios usuários, os principais resultados se referiu pela mudança comportamental, questões relacionada a aquisição de valores melhorando o convívio familiar e comunitário e mudanças nos hábitos alimentares. Destacou-se também as boas referências dos usuários em relação aos nossos serviços junto à comunidade. 

 

 

 

 

  1. Descrever as principais parcerias que o Estabelecimento Socioassistencial contou para viabilizar os serviços, projeto e ou programa:

 

       As principais  parcerias de pessoas jurídicas foram: CEASA-RJ( Banco de alimentos); Abruinq ( parceria para atendimentos odontológicos e psicológicos); Casa Cristo do Bem ( Alimentos perecíveis e não perecíveis);  Mesa Brasil (SESC).

 

  1. Apresentar de maneira geral como foi o processo de formação/capacitação permanente da equipe de trabalho:

 

       As  formações ocorreram de acordo  com o  calendário interno e a demanda da   equipe. Com essas formações foi possível organizar o fluxo de trabalho e melhorar as relações entre os colaboradores.

 

  1. Caracterização dos usuários atendidos em 2024

Usuários atendidos

Gênero declarado

Etnia declarada

Pessoas c/ Deficiência

Migrantes

Território

Mas-

culino

Femi-

nino

Total

Bran-cos

Pre-tos

Amarelos ou indígenas

Par-dos

Total

Rural

Urbano

Crianças e adolescentes

de 06 a 15 anos

117

78

195

36

79

32

48

195

_

3

_

195

Total Geral

117

78

195

36

79

32

48

195

_

3

_

195

 

 

Rio de  Janeiro, 11 defevereiro de 2025.

 

 

Elaine Conceição Alves Coutinho.

                                                                                           Diretora.