Rio Capital Mundial do Livro em 2025, Rio terá 20 projetos para leitura em comunidades e Bibliotecas do Amanhã revitalizadas

Por

— Haverá uma série de atividades que vão marcar essa posição da cidade como Capital Mundial do Livro, e a Bienal é a cereja do bolo, ainda mais ampliada como Book Park — aposta Dante Cid.

O Rio vai suceder a francesa Estrasburgo no posto e será a primeira cidade de língua portuguesa na categoria.

— Nosso comitê consultivo reconheceu o fato de o Rio ter demonstrado em sua candidatura a importância do seu patrimônio literário e um plano bastante consistente para ações de estímulo e valorização da leitura e da produção literária, inclusive com o emprego de tecnologias digitais e fico nos jovens. Sem dúvida, a Bienal se insere com grande protagonismo nesse sentido como um espaço importantíssimo na promoção da economia criativa — diz Isabel de Paula, coordenadora de Cultura da Unesco no Brasil.

O objetivo é listar e classificar esses pontos como forma de orientar a elaboração de políticas públicas na área. A paisagem também será afetada: a ideia é que ruas e espaços públicos sejam tomadas por obras de arte que remetam ao universo dos livros. Será a Book Parade, exposição ao ar livre concebida nos mesmos moldes da Cow Parade.

A prefeitura do Rio ainda prevê investimentos na reforma e na modernização de bibliotecas e salas de leitura municipais dentro do programa Bibliotecas do Amanhã. De acordo com a Secretaria municipal de Cultura, sete desses equipamentos já foram entregues este ano de olho no título que o Rio receberá em abril de 2025. Em outra frente, amanhã serão formalizados os primeiros 20 projetos comunitários ligados à leitura escolhidos em edital do município. Cada um receberá R$ 120 mil para desenvolver seus projetos.

— A Bienal será o mais importante evento, entre tantos que vamos colocar em prática nesse ano tão especial. Foi assim que ela foi apresentada na candidatura do Rio junto à Unesco. Aliás, a Bienal foi desde o primeiro momento parceira institucional dessa candidatura — disse Marcelo Calero, secretário municipal de Cultura.

https://cultura.prefeitura.rio/wp-content/uploads/sites/38/2024/10/Book_RCML_v13-1.pdf

 

Compartilhar

Veja também

Inserir aqui o loop de posts relacionados