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Serviços e principais programas atendidos nos CRAS:

– Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF):

Consiste no trabalho social com famílias, com a finalidade de fortalecer a função protetiva, prevenir a ruptura dos seus vínculos, promover seu acesso a direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida. O PAIF desenvolve ações individuais e coletivas como: acolhida, ações particularizadas (atendimento individualizado no CRAS e visita domiciliar), encaminhamentos, oficinas com famílias e ações comunitárias.

– Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV):

É um serviço ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias realizado em grupos, conforme suas faixas etárias e as especificidades do ciclo de vida em que estão. Possui caráter preventivo, protetivo e proativo a situações de vulnerabilidades e riscos sociais, visando estimular o desenvolvimento de autonomia de modo a garantir aquisições de competências pessoais e relacionais pelos participantes.

Trata-se de encontros permanentes e regulares, através de grupos, realizados em espaços dentro e ou fora do CRAS, com vistas a informar e orientar os participantes sobre os seus direitos. Os grupos podem ocorrer 1 ou 2 vezes por semana, são separados por faixa etária (crianças de 6 a 9 anos, 10 a 14 anos, adolescentes de 15 a 17 anos e Idosos), executados por Orientadores Sociais e referenciados à equipe técnica do CRAS mais próximo da residência do usuário e sua família. Seu principal foco é prevenir a ocorrência de situações de risco social e fortalecer os vínculos familiares e comunitários

– Documenta Rio – Orientações sobre acesso à Documentação Civil.

É um programa estratégico da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) que reúne iniciativas para aumentar o acesso da população mais vulnerável à documentação civil. Entre essas iniciativas está a produção e atualização constante de material informativo que orienta corretamente o passo a passo para a obtenção de cada tipo de documento civil e a capacitação de profissionais dos equipamentos socioassistenciais com informações sobre os fluxos e etapas necessárias para viabilizar cada tipo de documento civil, entre eles: certidão de nascimento, registro tardio de nascimento, carteira de identidade, CPF, título de eleitor, certificado de reservista e carteira de trabalho digital.

  • Instrução Operacional Conjunta SENARC/SNAS nº 24 de 08/03/2017, reeditada em 03/05/2018, Portaria Conjunta MC/MTP/INSS nº 14, de 7 de outubro de 2021,
    Portaria MC nº 611, de 2 de março de 2021,
    Portaria nº 686, de 25 de outubro de 2021.
    Instrução Operacional Conjunta SNAS/SECAD nº 1/2022
    Lei Nº 15.077, de 27 de dezembro de 2024
  • TelefoneAtenção: No município do Rio de Janeiro, as ligações para a central são realizadas através do número de telefone 1746. Para outras localidades, o número da central é (21) 3460-1746.
  • Aplicativo 1746 RioO Aplicativo 1746 conecta o cidadão à Prefeitura do Rio. Você poderá solicitar mais de mil tipos de informação e serviços públicos municipais, além de poder acompanhar o andamento das suas solicitações
Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro Sede: Rua Afonso Cavalcanti, 455 – Cidade Nova – 20211-110

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