Diferenciais – Oficina de Capoeira
Descobrir as suas habilidades
– Aprender formas de sobrevivência
Possibilita as crianças e adolescentes o conhecimento da cultura afro brasileira, facilitando a busca por uma identidade cultural pautada nos ensinamentos específicos da modalidade. Favorece o desenvolvimento de atividades intergeracionais, a fim de transmitir vivências imprescindíveis para a continuidade da cultura da Capoeira. Proporciona diferentes atividades corporais, procurando adotar atitudes cooperativas e solidárias, sem discriminação pelo desempenho ou por razões sociais, físicas, sexuais ou culturais, busca de conhecimento às possibilidades e limitações corporais. Quatro vezes por semana por grupo.
Trabalha a importância do trabalho em equipe, à convivência saudável quando se vence ou perde. Abertura ao Conhecimento dos esportes como: vôlei; basquete; futebol e queimado com as regras e interações para a formação. Uma vez por semana de acordo com a faixa etária com atividades diferenciadas.
Desperta os usuários ao prazer e interesse pela leitura. Reconhecer que ler e interpretar são ações fundamentais para o desenvolvimento. Conhecer as diversas formas que podemos expressar os sentimentos. Escrevem histórias em quadrinhos, gibis, contos de lendas, poemas, poesias, jornais revistas, sites, áudios, ou seja, todos os instrumentos possíveis que auxiliam a distinguir os diversos tipos de textos e sua importância no ensino/aprendizagem. Um vez por semana na faixa etária de 11 a 15 anos.
Apresenta aos usuários diversas temáticas que auxiliam a refletir a convivência de maneira saudável e harmoniosa consigo mesmo, e com a sociedade. Uma vez na semana.
Estimula atenção, a memória, raciocínio lógico, coordenação motora e a socialização através de atividades lúdicas. Uma vez por semana.
Contribui para criar um clima de sensibilidade e abertura ao diálogo ecumênico e interreligioso, buscando promover uma sociedade mais justa e igualitária. Uma vez por semana.
Proporciona, em caráter opcional, a crianças e adolescentes, oficinas de instrumentos musicais e canto, possibilitando a ampliação do universo informacional e artístico, a fim de estimular o desenvolvimento de potencialidades, habilidades, talentos e assim favorecer a formação cidadã. Duas vezes na semana – opcional.
Desenvolvem meios e ações adequadas para que sejam participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos, através de festas, eventos, estudos de temas, seminários e debates. Desta forma procuramos atingir o maior número possível de famílias nos encontros, favorecendo a elevação da autoestima, vivências de valores despertando-os para o espirito crítico e ações evolutivas. Uma vez ao mês.
Realiza a formação continuada dos funcionários/colaboradores, para aperfeiçoamento das relações interpessoais e maior entendimento com temas trabalhados. Uma vez ao mês proporciona o aprendizado e aperfeiçoamento do ballet clássico, através de aulas técnicas e atividades lúdicas, possibilitando o desenvolvimento de habilidades físicas, técnicas e artísticas. Quatro vezes por semana – opcional