Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de 06 a 15 anos
Relatório de Atividades
Serviços Socioassistenciais
ANO 2024
- Identificação do Estabelecimento:
1.1 Nome: Instituto Imaculado Coração de Maria – Sociedade Educação e Caridade.
1.2 CNPJ:92.812.049.0063-60.
1.3 Nº da inscrição no CMAS: Nº 562 Data: 17/01/1996.
1.3.1 Manutenção da inscrição: Nº 562 Data: 01/05/2024 Validade: 30/04/2025.
1.4 Endereço Completo: Rua Teixeira Júnior, 80 – CEP: 20921-405 – Vasco da Gama -RJ
1.5 Data de fundação: 05/08/1996.
- Diretoria do Estabelecimento:
Cargo | Nome | CPF | Endereço |
Diretora | Elaine Conceição Alves Coutinho | 030.146.327-16 | Travessa José Higino, 113 -Tijuca – CEP: 20510-420 – Rio de Janeiro – RJ. |
Vice-Diretora | Veranilde do Carmo Pereira Sá | 423.766.703-06 | Rua Teixeira Júnior, 80 -Vasco da Gama – Rio de Janeiro – RJ |
Secretária | Maria Rosângela Alves Sampaio | 931.558.759-68 | Rua Lopes Ferraz, 355/201 A c 2 -São Cristóvão – RJ |
- Missão:
Promover e defender a vida das pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social e pessoal, através de espaços de prevenção e proteção, para o acesso aos direitos sociais, incentivando o desenvolvimento do pensamento crítico e a prática da cidadania.
- Visão:
Ser uma rede de assistência social reconhecida pelos serviços qualificados de proteção social, em busca de sustentabilidade.
- Princípios de Gestão:
- Qualificação profissional
- Inovação
- Liderança e empreendedorismo
- Trabalho em equipe
- Relações humanas, éticas e solidárias
- Planejamento e organização
- Sustentabilidade
- Objetivo Geral da Mantenedora
Promover e defender a vida, atuando nas áreas de Educação e Assistência Social, com particular atenção e cuidado com as pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social e pessoal, visando ao resgate da dignidade humana, à formação cidadã, à defesa dos direitos, à inclusão social e à transformação das estruturas, contribuindo para a construção de uma sociedade justa e solidária que expresse os valores do Reino de Deus.
6.1 Objetivos da Assistência Social
6.1.1 Atuar na Proteção Social, através da oferta de serviços Socioassistenciais, equipe qualificada e estrutura física adequada, voltados para a defesa e promoção da vida, a inclusão social, a formação cidadã e o exercício do protagonismo dos usuários.
6.1.2 Desenvolver, conforme preconiza a Política Pública de Assistência Social e demais marcos regulatórios, serviços, programas, projetos e ações voltados às crianças, adolescentes, e suas famílias de forma gratuita, planejada, permanente e continuada, viabilizando ações que tenham centralidade na família-comunidade, em vista do fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.
6.1.3 Proporcionar espaço de convivência e fortalecimento de vínculos, dos usuários entre si, com o estabelecimento e a Comunidade.
6.1.4 Estimular e fortalecer a participação dos usuários dos Serviços, Socioassistenciais, na elaboração, execução, monitoramento e avaliação do Plano de Ação do Estabelecimento Socioassistencial.
6.1.5 Participar efetivamente dos espaços de controle social, visando a construção e efetivação de Políticas Públicas voltadas para defesa e garantia de direitos e inclusão social dos usuários.
6.1.6 Promover o acesso aos serviços socioassistenciais salvaguardando o princípio da universalização dos direitos, respeitando as diversidades de gênero, etnia e orientação sexual.
6.1.7 Contribuir para o acesso das famílias dos usuários aos benefícios, programas de transferência de renda e serviços socioassistenciais, contribuindo para a inserção na rede de atendimento e proteção social.
6.1.8 Incluir, no Plano de Atividades, ações focadas em realidades específicas como violência, abuso e exploração sexual, tráfico humano, drogadição, trabalho infantil, visando à prevenção e superação das graves violações de Direitos que ameaçam a vida dos usuários.
6.1.9 Realizar programas de formação permanente e continuada, para todos os colaboradores profissionais e usuários do estabelecimento, em vista de uma intervenção qualificada dos Serviços, Socioassistenciais.
6.1.10 Desenvolver uma política de valorização, integração, e participação dos funcionários nos processos de planejamento, execução e avaliação das atividades do Estabelecimento Socioassistencial.
6.1.11 Prestar atendimento gratuito em seus Estabelecimentos Socioassistenciais, conforme o disposto em Lei, às pessoas em situação de maior vulnerabilidade e risco pessoal e social, salvaguardando os princípios da transparência, da inclusão, da não discriminação, da participação, da igualdade, da justiça social e da universalidade no atendimento, sem distinção de etnia, gênero, orientação sexual, profissão, religião, opinião política ou outra condição, visando à superação das desigualdades e ao reconhecimento e respeito à diversidade;
6.1.12 Contribuir para a redução de danos sociais, a partir do atingimento das aquisições de segurança, de acolhida, convívio familiar e comunitário, bem como do desenvolvimento da autonomia, conforme previsto na Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais.
- Origem dos recursos:
( x ) Mantenedora
( x ) Doações
- Infraestrutura:
Situação do imóvel: ( x ) próprio
Área do terreno: 7.281,87 m2
Área total construída: 2.860,04 m²
Descrição | Nº Total |
Salas para múltiplas atividades | 9 |
Salas para administração | 4 |
Sala para direção | 1 |
Sala para vice direção | 1 |
Secretaria | 1 |
Sala para RH | 1 |
Sala para contabilidade | 1 |
Sala para atendimento individual | 1 |
Sala para atividades de informática e multimeios | 3 |
Sala de espera/recepção | 1 |
Sala do Serviço Social | 1 |
Sala da Psicologia | 1 |
Sala da Pedagogia | 1 |
Biblioteca | 1 |
Sala de reuniões e vídeo | 2 |
Salas próprias para realizações de oficinas | 6 |
Capela | 2 |
Refeitório | 3 |
Cozinha | 2 |
Auditório | 2 |
Almoxarifado | 2 |
Área externa coberta para atividades esportivas | 1 |
Área externa descoberta para atividades esportivas | 1 |
Praça ou pracinha | 2 |
Banheiros Masculinos | 23 |
Banheiros Femininos | 24 |
Banheiros para pessoas com deficiência | 1 |
Vestiários | 3 |
Sala de estar para funcionários | 1 |
Sala de acolhida para os usuários (aguardando família em caso de mal-estar) | 1 |
Sala da manutenção | 1 |
Sala de apoio para a limpeza | 1 |
- Identificação dos serviços ofertados:
9.1 Proteção Social Básica – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos
Usuários | Nº. de Usuários atendidos |
Crianças e adolescentes de 06 a 15 anos | 195 |
TOTAL DE USUÁRIOS ATENDIDOS | 195 |
Nº de Famílias | 168 |
9.1.1 Público-alvo (usuários)
Foram atendidos crianças e adolescentes, entre seis e quinze anos de idade, que vivem em violência urbana, isolamento e risco social, trabalho infantil e abuso sexual, sendo a maioria beneficiário do PBF – Programa Bolsa Família e cadastrados no CADÚNICO. Famílias com renda per capta de um salário-mínimo e monoparental.
9.1.2 Dados relativos ao CADÚNICO
CADÚNICO | Nº de famílias |
Famílias Inscritas no CADÚNICO | 113 |
Famílias com Bolsa Família | 79 |
Famílias com PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) | __ |
Famílias, Crianças e ou Adolescentes com BPC (Benefício de Prestação Continuada) | 3 |
9.1.3 Situação de Vulnerabilidade
Situação não prioritária para atendimento da criança ou adolescente | Nº usuários |
I – outras (prevenção de vulnerabilidade) | 45 |
Situação prioritária para atendimento da criança ou adolescente | Nº usuários |
I – em situação de isolamento; | 47 |
II – trabalho infantil; | __ |
III – vivência de violência e, ou negligência; | 97 |
IV – fora da escola ou com defasagem escolar superior a 2 (dois) anos; | ___ |
V – em situação de acolhimento; | ___ |
VI – em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto; | ___ |
VII – egressos de medidas socioeducativas; | ___ |
VIII – situação de abuso e/ ou exploração sexual; | 3 |
IX – com medidas de proteção do Estatuto da Criança e do Adolescente-ECA; | ___ |
X – crianças e adolescentes em situação de rua; | ___ |
XI – vulnerabilidade que diz respeito às pessoas com deficiência; | 3 |
TOTAL GERAL | 195 |
Total de crianças e adolescentes cadastrados no CADÚNICO (mínimo de 50%) | 58% |
9.1.4 Recursos humanos utilizados em 2024
Profissão (função) | Quantidade | Carga Horária Semanal | Vínculo c/a entidade |
Cuidados externos | 01 | 30h | Associada |
Técnico de Informática | 01 | 4h | Terceirizado |
Tesoureira | 01 | 30h | Associada |
Vice- Diretora | 01 | 30h | Associada |
9.1.5 Abrangência territorial
O Serviço está localizado na Zona Norte da Cidade do Rio de Janeiro no Bairro Vasco da Gama, circulado por São Cristóvão, Caju, Mangueira, Jacaré, Leopoldina, Benfica e Triagem, pertencentes ao corredor imperial, de suma importância histórica da cidade.
Houve o crescimento populacional nas comunidades, e com isso o crescimento da violência e ausência do poder público. Formaram ocupações nas instalações comerciais, com carência de estrutura básica (luz, água, esgoto e coleta de lixo), aumento das vulnerabilidades. Diante das dificuldades encontradas tais como: o alto custo para se manter na cidade e falta de emprego formal, algumas famílias estão retornando para sua cidade natal.
9.1.6 Metodologia
O processo de trabalho realizado no serviço socioassistencial, ocorreu através do ingresso de usuários e suas famílias, a partir das situações prioritárias, como preconiza o Serviço de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos (SCFV). Para todas as situações foram traçadas estratégias de intervenção e acompanhamento pela equipe técnica, articulando com as oficinas as necessidades e demandas específicas de cada grupo etário e as situações de vulnerabilidade e risco social e pessoal. Tudo sempre articulado e integrado com a Rede de Proteção do
Território, bem como com incidindo na participação junto às instâncias de controle social para contribuir e potencializar a qualificação do trabalho e a formação permanente das equipes de trabalho, fomentando e buscando a defesa e a garantia dos direitos humanos da Criança e do Adolescente.
Foram realizadas diversas atividades para estimular a autonomia, participação e o protagonismo dos usuários.
Oficina | Temas norteadores
| Objetivos | Principais atividades | Dias/mês |
Cidadania | Regra de convivência | Aprender a respeitar as diferenças | Roda de conversas Jogos interativos | Em todas as oficinas |
Artes |
Usar as habilidades | Descobrir as suas habilidades Aprender formas de sobrevivência
| Apresentar a teoria Construir de forma descontraída trabalhos manuais. Como bijuterias, pinturas etc. | 2 vezes por semana |
Informática | Uso das Redes Sociais | Aprender a pesquisar utilizando a ferramenta google Ampliar os conceitos digitais | Uso de computadores Debates sobre temas | 2 vezes por semana |
Teatro | Viver a arte com Alegria Setembro Amarelo. Vida da Fundadora. Natal | -Introduzir na cultura, Melhorar o senso crítico sobre os acontecimentos no mundo. | Rodas de conversa; Montagem de histórias e personagens Construção conjunto de teatro. | 1 vez por semana |
Atividade física |
|
|
| 3 vezes por semana |
Capoeira
| Consciência Sobre Capoeira, seus instrumentos. A capoeira como meio de luta na defesa da vida | Resgatar, de forma natural e espontânea, as manifestações expressivas da nossa cultura. Desenvolver a prática da Capoeira Jogo, estimulando a criatividade de movimentos;- Propiciar e estimular a confecção de seus próprios instrumentos musicais, como o berimbau, pandeiro, atabaque | Contando a história teoricamente Atividades diversas da capoeira | 2 vezes por semana |
Música | Despertando dons e talentos | Vencer a timidez, educar a voz e descobrir talentos. | Por meio de técnicas musicais e educação da voz | 2 vezes por semana |
9.1.7 Formas de Participação dos Usuários do Serviço
Foram realizadas atividades lúdicas, (destacando a vontade do usuário ingressar na oficina contando nossa história através do teatro), onde foi possível observar integração do usuário no espaço socioassistencial, na festa junina, no batizado e troca de corda da capoeira.
- Relatar como ocorreu a Interlocução com o CRAS/CREAS:
Ocorreram através de reuniões com a rede de proteção, cediada no território, também através dos inúmeros contatos telefônico e troca de informações nos grupo de whatssap visando atender as diversas demandas apresentadas no período.
- Informar quais foram os Critérios de Acesso ao Serviço
A mantenedora atua de forma padronizada com instrumentos técnicos operativos visando o acesso e a permanência dos usuários no serviço, dessa forma pública de forma transparente o edital de vagas no serviço, visando o ingresso (Janeiro a Dezembro/2024) das crianças e adolescentes, através das famílias interessadas que tiveram interesse em inscrever seus filhos de seis anos completos há quinze anos, matriculados na rede de ensino, inscritas nos programas governamentais do CADÚNICO e que necessitaram do Serviço ofertado. Preencheram o requerimento de vaga e pré-inscrição e aguardaram o contato para preenchimento da vaga, de acordo com a faixa etária e a ordem de solicitação da vaga e o grau de vulnerabilidade.
Todo o ingresso realizado é referenciado no CRAS – Deputado Luís Eduardo Magalhães – Centro de Referência da Assistência. As famílias que não estavam inseridas no CADÚNICO foram encaminhadas pelo Serviço Social ao CRAS de referência para o cadastro e também seu acompanhamento pela Rede de Proteção Social.
- Citar os principais resultados obtidos, a repercussão com a oferta do Serviço aos usuários atendidos:
Segundo relato das famílias e dos próprios usuários, os principais resultados se referiu pela mudança comportamental, questões relacionada a aquisição de valores melhorando o convívio familiar e comunitário e mudanças nos hábitos alimentares. Destacou-se também as boas referências dos usuários em relação aos nossos serviços junto à comunidade.
- Descrever as principais parcerias que o Estabelecimento Socioassistencial contou para viabilizar os serviços, projeto e ou programa:
As principais parcerias de pessoas jurídicas foram: CEASA-RJ( Banco de alimentos); Abruinq ( parceria para atendimentos odontológicos e psicológicos); Casa Cristo do Bem ( Alimentos perecíveis e não perecíveis); Mesa Brasil (SESC).
- Apresentar de maneira geral como foi o processo de formação/capacitação permanente da equipe de trabalho:
As formações ocorreram de acordo com o calendário interno e a demanda da equipe. Com essas formações foi possível organizar o fluxo de trabalho e melhorar as relações entre os colaboradores.
- Caracterização dos usuários atendidos em 2024
Usuários atendidos | Gênero declarado | Etnia declarada | Pessoas c/ Deficiência | Migrantes | Território | |||||||
Mas- culino | Femi- nino | Total | Bran-cos | Pre-tos | Amarelos ou indígenas | Par-dos | Total | Rural | Urbano | |||
Crianças e adolescentes de 06 a 15 anos | 117 | 78 | 195 | 36 | 79 | 32 | 48 | 195 | _ | 3 | _ | 195 |
Total Geral | 117 | 78 | 195 | 36 | 79 | 32 | 48 | 195 | _ | 3 | _ | 195 |
Rio de Janeiro, 11 defevereiro de 2025.
Elaine Conceição Alves Coutinho.
Diretora.